A Equipe de Coordenação do Ensino Médio Noturno proporcionou um espaço de interação entre os alunos das diversas turmas, através da vivência de atividades lúdicas, recreativas e esportivas, com o objetivo de desenvolver atitudes de respeito ao outro, união, amizade, solidariedade e compromisso social.

Essa ação, desenvolvida nas três séries do EMN, por meio de uma gincana, mobilizou os alunos durante três semanas, sendo que as tarefas foram pré-distribuídas. Foram requisitadas às equipes a escolha do nome e da cor, a preparação de uma coreografia (relacionada ao tema Campanha da Fraternidade) a ser apresentada no dia da integração, e ainda foi lançado um desafio: fazer a maior arrecadação de donativos para a Casa Santa Maria dos Anjos.

Em classe, os professores da série, além de motivarem os alunos para a arrecadação de donativos (produtos de higiene e limpeza), também desenvolveram reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade do ano corrente: o serviço aos empobrecidos e em situação de abandono, a vivência cidadã e o compromisso social.

No dia do encontro, as tarefas que haviam sido pré-distribuídas foram apresentadas, e, na sequência, aconteceram as brincadeiras e os jogos, intercalados com um espaço para o lanche. As atividades recreativas foram planejadas e executadas por um grupo de ex-alunos do EMN, sob a orientação da Coordenação. Cada uma das equipes foi acompanhada por um dos professores da série durante toda a gincana.

A atividade encerrou-se com a divulgação da equipe vencedora. Além disso, foi dedicado um momento para a ação de graças (oração) e para a visita à Casa Santa Maria dos Anjos, situada na cidade de Palhoça, para a entrega das doações. A casa abriga pessoas, em sua maioria idosas, em situação de abandono, e mantém-se, exclusivamente, de doações, pois não cobra pelos serviços prestados aos atendidos pela casa.  As doações arrecadadas pelos alunos do EMN totalizaram 141 kg de sabão em pó, 309 unidades de detergente, 253 litros de água sanitária, 79 unidades de sabão em barra, 12 unidades de sabonete, 4 unidades de esponjas e 4 unidades de papel higiênico.

“Os resultados dessa ação são percebidos no cotidiano escolar quando verificamos uma mudança de postura e de atitude. Os relacionamentos interpessoais são fortalecidos, tanto entre os alunos, como entre professores, alunos e a Equipe de Coordenação”, revela Berenice Fagundes Maciel.

A Equipe de Coordenação da Unidade aproveitou o evento para fazer um agradecimento especial a toda comunidade educativa do CC: “Recebam a nossa gratidão e carinho. Sem a preciosa colaboração do corpo docente, funcionários, corpo discente e ex-alunos, não teríamos logrado sucesso na atividade. Por todo o esforço e dedicação, o nosso muito obrigado, um abraço fraterno, e que Deus vos abençoe”.