Professores do CC participaram, na última segunda-feira, de mais um encontro de formação, dessa vez com o Diretor de Graduação da Unisinos, professor Gustavo Severo Borba, que conversou com o grupo sobre “Inovação na Educação”. Com formação em Engenharia, Design e Administração, o palestrante vem repensando junto aos docentes da Rede Jesuíta formas diferentes de trabalhar em sala de aula, transformando-a em um espaço democrático, sem barreiras entre professor e aluno.

imagem 2

“O PEC ajudou-nos muito nesse processo”, disse o professor Gustavo referindo-se ao conteúdo do Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta, lançado no ano passado. O PEC chama os educadores para a discussão sobre as necessidades de renovação e inovação nas diferentes dimensões do processo educativo, impulsiona a abertura do diálogo, sugere a avaliação da efetividade das propostas educativas, bem como o redimensionamento de espaços e tempos escolares para gerar mobilidade e criatividade. Segundo Gustavo, esse é o caminho para facilitar o acesso do aluno ao conhecimento, respeitando as especificidades de cada estado do Brasil.

imagem 4

Para o professor Elton Frias Zanoni, diretor acadêmico do Colégio Catarinense, a oportunidade de ouvir o professor Borba e de levar à comunidade educativa uma série de provocações que nos permitem questionar práticas pedagógicas, as quais não mais respondem aos desafios colocados pelo contexto contemporâneo, foi um momento privilegiado. O professor Elton também ressaltou que a vinda do Diretor de Graduação da Unisinos foi facilitada pela existência do polo EaD da universidade aqui no CC.

Antes da palestra aos docentes, o professor Borba reuniu-se com a equipe do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), grupo que absorve grande parte da tarefa de prospectar e avaliar modelos de inovação na educação para o Colégio Catarinense, na perspectiva do Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação.

imagem 5