A Campanha da Fraternidade 2013 já começou no Colégio Catarinense. Ela tem como tema Fraternidade e Juventude. A convite do reitor da Igreja Santa Catarina de Alexandria, Padre Clóvis Melo Cavalheiro, SJ, o Padre João Batista, SJ, atualmente vinculado à Unisinos, São Leopoldo, participou de um encontro com a comunidade educativa do CC.

O evento abordou várias temáticas relacionadas à juventude, como, por exemplo, relações midiáticas, cidadania, o papel do educador, trabalho voluntário e Jornada Mundial da Juventude, a se realizar em julho de 2013, no Rio de Janeiro, com o objetivo de congregar jovens do mundo todo em torno da mensagem de Cristo. É, também, através dos jovens, que o rosto jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Segundo o palestrante, Padre João Batista, SJ, a proposta da Campanha da Fraternidade 2013 é olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades. “É preciso entender o jovem e auxiliá-lo neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas. As tradicionais maneiras de compreender o mundo já não são aceitas pelas novas gerações. Há uma diversidade de novas visões do mundo e da vida”.

Um dos pontos de reflexão do encontro foi “O que temos oferecido aos nossos jovens?”. Durante a manhã, professores e funcionários do CC ouviram atentamente os objetivos da campanha, e, no encerramento, compartilharam vivências e expectativas em relação ao ano letivo.

Abaixo, trechos da palestra do Padre João Batista, SJ, sobre a Campanha da Fraternidade 2013.

 Saber dar um “Oi”

Hoje, vivemos numa Aldeia Global. Acolher e respeitar as diferentes manifestações da juventude consiste na chave principal para poder dialogar com ela. É preciso respeitar o seu jeito de ser da juventude. Isso quer dizer também os seus consumismos, as angústias, esperanças, limites, hedonismo, dúvidas, questões em toda a sua amplitude, para então trabalhar junto a ela. Cativar a meninada sem moralismos, entrando em seu coração. Os jovens são bons em sua natureza, mas, infelizmente a mídia, muitas vezes, se aproveita da inocência da juventude, deturpando sua boa formação. É necessário educar nosso jovem a discernir sobre a que assistir, ver, ouvir, ler e pensar, pois os valores são construídos ao longo do tempo.

 Mídia Virtual

Os jovens não vivem mais sem os instrumentos tecnológicos próprios de seu mundo de comunicação. Eles respiram e vivem na chamada ambiência midiática, uma teia de novas tecnologias em que podem ser rapidamente ouvidos, vistos, considerados. O protagonismo deles se realiza por meio da conexão com outros jovens. Conhecem e dominam as linguagens das novas mídias mais que os pais e educadores, e isso os torna socialmente fortes e valorizados. Acontece aqui uma aceleração contínua de novos comportamentos, tendências, estilos de vida e expressões de subjetividade. Hoje, os jovens querem ser autores e participantes dos processos de relacionamento. O saber, para eles, é construído de maneira colaborativa, interativa e prática. O jovem deixou de ser mero espectador, ao passo que, também os professores reassumem novas funções nessa relação de ensinar e aprender.

 Papel do educador inaciano como catequista, professor e funcionário

O educador é aquele que inspira a pessoa humana. Ele respeita, desperta a curiosidade, instiga, abre possibilidades. Ele tem bagagem de informação e formação, não vem com tudo pronto e nem se posiciona como “sabe-tudo”. O verdadeiro educador valoriza o outro na sua realidade, potencialidade e experiência de vida. A relação de aprendizado não é um monólogo, é um diálogo.

  

Responsabilidade de educar

Os pais são os primeiros educadores dos filhos. A transmissão da responsabilidade social, dos valores éticos e morais é dever insubstituível dos pais. Porém, nesse momento da história, é preciso considerar a educação sob o prisma ético e não somente técnico. A escola e a universidade não podem se privar de sua missão de formar as pessoas de modo integral, e, por isso, devem oferecer uma formação humanística, visando a criar modelos satisfatórios e equilibrados de economia, de sociedade e de convivência.

Cidadania

Há a necessidade de formar o jovem para o exercício da cidadania. A crise das autoridades e das fontes de poder geram inúmeras questões na formação da dimensão política natural dos jovens, podendo afastá-los ou torná-los apáticos em relação aos problemas sociais. É preciso apoiá-los, por exemplo, na organização de oficinas sobre temas ligados à promoção da vida, espiritualidade, ao compromisso político e ambiental. Uma ação interessante é dar condições para que os jovens desenvolvam temas ligados às novas tecnologias na sala de aula, o uso correto e seguro das ferramentas virtuais, questões éticas referentes à internet, inclusão digital, questões políticas, sociais e ambientais. Vale também instigar a participação dos jovens nos Conselhos de direitos e outros espaços de controle de políticas públicas de juventude, para justamente provocar o debate e a consolidação dos direitos dos jovens.

Trabalho voluntário

Embora no Brasil não tenha se desenvolvido muito o trabalho voluntário, nos colégios jesuítas o jovem adolescente tem a possibilidade de alargar sua sensibilidade para as questões sociais do outro. Não se trata, com isso, de tirar a responsabilidade do Estado, mas, pelo contrário, desenvolver o sentimento da solidariedade, justiça social e o contato com os menos favorecidos, pois somente assim o educando pode questionar o porquê dessa situação.

Jornada Mundial da Juventude

É um evento internacional da Igreja Católica, que acontece a cada dois anos, com o objetivo de fortalecer a mais diversa das dimensões de Fé da juventude. Durante a jornada, busca-se refletir sobre os caminhos que existem para melhorar o relacionamento humano, o respeito ao próximo, a vivência cristã e os valores evangélicos. O encontro ainda proporciona ao jovem o contato com jovens de outras culturas que também seguem Jesus. Espera-se que aproximadamente dois milhões de jovens, vindos de países do mundo inteiro, participem da Jornada, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

Para maiores informações, acesse o site www.rio2013.com