Se, na segunda-feira (8), os alunos da Educação Infantil e Fundamental I foram acolhidos pelos personagens da literatura infantil, na tarde de hoje esbanjaram alegria e disposição na abertura da Semana Olímpica: é a comemoração ao Dia das Crianças do Colégio Catarinense.

Esse é um momento repleto de possibilidades educativas para o “desabrochar” de dons, valores e para o conhecimento de si mesmo, do outro e do mundo. Na Pedagogia Inaciana, esse é um período propício à formação integral dos alunos, objetivo principal das instituições de ensino jesuítas.

“A criança é agraciada por Deus com inúmeros dons, e cabe aos pais, educadores e comunidade em geral criar ambientes e espaços propícios para que as crianças possam se desenvolver de modo alegre e constante. Convido todos a promoverem e a fortalecerem valores, como paz, respeito, amizade e convivência. O esporte traz a marca da alegria e da convivência, é impregnado de valores de socialização e permite o conhecimento dos próprios limites e possibilidades”, discursou Pe. Mário Sündermann, SJ, Diretor-Geral do Colégio Catarinense.
Os jogos iniciaram há pouco, às 15h30min, nos Ginásios Padre Nunes e Ivo Silveira, para os alunos do 1º, 2º e 3º ano, nas modalidades Futsal e Jogo do Bolão. Para os alunos do 4º e 5º ano, o esporte praticado é o Atletismo, a partir das 16h, nas modalidades 50 metros, Salto em Distância, Arremesso de Peso e Revezamento 4×50 metros.
Os alunos do Infantil possuem uma programação diferente, recheada de muita recreação, em diferentes modalidades. “É um momento de satisfação plena. Nós, professores e crianças, viveremos dias de reverência ao esporte, à saúde e à vida. É uma festa esperada durante todo o ano, que esbanja alegria, cooperação e solidariedade”,  revela a coordenadora da Unidade de Educação Infantil e Fundamental I, Magali Schmitz Knoll.
A cerimônia de abertura contou com todo o ritual: desfile, discursos, hasteamento da bandeira, juramento e o Hino Nacional.
“O esporte sempre estará presente na minha vida”, confessou Gustavo Secco, aluno do 5º ano e um dos responsáveis por carregar a tocha.

Quer ver mais fotos da Olimpíadas do Infantil e Fundamental I, clique aqui