Na última terça-feira (24), a Unidade de Ensino I celebrou a solenidade de Corpus Christi com as crianças de 1º a 5º anos. Essa solenidade manifesta a importância da Santa Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo: o mistério instituído na Última Ceia e comemorado todos os anos na Quinta-Feira, após a solenidade da Santíssima Trindade.

Após o início da cerimônia na igreja Santa Catarina de Alexandria, onde foi dada a bênção, os alunos seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento até o pátio da Unidade I, onde foi realizada a missa. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. “Assim como necessitamos do alimento para fortalecer o nosso corpo, necessitamos da Palavra e da Eucaristia que Jesus oferece para ser sustento, alimento para vivermos os valores cristãos, os valores da solidariedade e de tudo aquilo que Jesus nos ensinou. É muito importante a participação das crianças para elas irem aprendendo desde cedo a importância de Jesus em suas vidas.”, declarou o Pe. Nereu Fank, SJ.

No Colégio Catarinense, essa tradição, há anos, é guardada. Os tapetes que enfeitaram a rua lateral do Colégio são confeccionados pelos alunos, utilizando materiais com foco na sustentabilidade. Os tapetes retratam temas de projetos de trabalho e do cotidiano infantil, dando beleza à passagem. “É bem legal, porque as crianças, desde pequenas, já são incentivadas a acreditarem em Deus e a terem fé.”, relatou Beatriz Bianchini. Ao término da cerimônia, os alunos retornaram para a sala de aula, onde deram continuidade às atividades.