A palavra “voluntariado”, de raiz latina, tem a ver com “vontade”. Assim, faz todo sentido que o nosso grupo de voluntários se constitua não por alguma obrigação, mas pelo desejo de cada um de seus membros e conforme a disponibilidade de tempo que possuem. Nesse sentido, não é o tempo que sobra que é dedicado ao voluntariado, mas o tempo que se tem – apesar de tantas ocupações. O voluntariado é a doação do próprio tempo pelo bem do próximo, daqueles que, em certo sentido, estão necessitados de carinho e atenção.

Nesse intuito, duas vezes por semana e em horários diferentes, grupos de voluntários compostos por alunos, ex-alunos e professores do Colégio Catarinense se deslocam para o Asilo Irmão Joaquim. Essas visitas já ocorrem há algum tempo, junto ao desejo de marcarmos nossa presença junto aos idosos daquele lugar de uma forma mais constante. De fato, a frequência de nossa visita nos torna mais conhecidos entre eles, o que é um passo importante na construção de relações de amizade mais profundas.

As visitas ao Asilo Irmão Joaquim constituem uma ação importante do Colégio Catarinense para a formação humana de nossos alunos e dos que abraçam a causa conosco. Precisamos que essa ação seja cada vez mais constante e duradoura. Para tanto, reforçamos o convite, para que você faça parte desse trabalho voluntário, que tanto bem tem produzido, não somente para os idosos que visitamos, mas também para todos aqueles que o praticam.

Onde: Asilo Irmão Joaquim – Rua Mauro Ramos, 901, Centro – Florianópolis.

Os voluntários se encontram nos horários abaixo, normalmente em frente à Igreja Santa Catarina de Alexandria, no Colégio Catarinense.

Quando: Quintas-feiras, às 9h30min
                   Sextas-feiras, às 14h.