“Recordar é viver, celebrar, memorar e agradecer e, é nessa perspectiva que vamos celebrar os 110 Anos do CC”. – Educação que faz história.

Durante o mês de março, foram intensas as ações focadas em planejamentos, projetos, encontros, aulas vivas em contexto ambiental e histórico, esporte e teatro. Nesse mês, também vivemos com intensidade a implementação da segunda fase do Sistema de Qualidade  da Flacsi.

Foi a partir do mês de março que o ano letivo começou a ser construído paulatina e processualmente pelos alunos, professores, especialistas (SOE, SOP, SOCE, SOR e SOREP) e colaboradores, com a execução das programações curriculares, formativas, lúdicas e culturais, bem como através da continuidade dada às melhorias acadêmicas e administrativas previstas através das metas do Planejamento Estratégico, a saber: Gestão de Processos; Comunicação; Imagem e Fidelização.

Das prioridades de melhorias do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar eleitas pela Direção após os trâmites da primeira fase do programa, que possibilitou-nos realizar uma autoavaliação através da análise das evidências de todos os nossos processos, identificamos a necessidade de qualificar nossa gestão nos seguintes pontos:

1. Reforçar a identidade institucional e a qualidade de ensino, características próprias de um Colégio da Companhia de Jesus.

2. Intensificar o projeto de política de acolhimento, atendimento, relacionamento e fidelização entre a comunidade educativa e a sociedade.

3. Gestão de Pessoas – Setor de Recursos Humanos.

Nesse clima de intenso trabalho, aprendizagens, experiências, reflexões, encontros e celebrações, caminhamos no mês de março, dialogando com o tempo litúrgico quaresmal em preparação para a Páscoa do Senhor e em prol do apelo da Igreja do Brasil e da CNBB de aprofundarmos, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo para a promoção da vida e da edificação de uma sociedade justa e solidária, que seja marcada pela cultura da paz e pelas relações de serviço e respeito. Essa é a temática da Campanha da Fraternidade de 2015, que nos interpela com o Tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e com o Lema “Eu vim para servir”. (cf. Mc 10,45).

Outro ponto marcante e significativo do mês de março foi a reunião realizada com todas as Associações envolvidas com o Colégio – APP/CC, APCC, AFCC, Grêmio Estudantil, ASIA e o Grupo de Escoteiros Anchieta, para participarmos ativamente da 2ª fase do projeto “Inacianos pelo Haiti”, que tem por objetivo levantar fundos para a formação dos professores e para a implementação de melhorias nos recursos didático-pedagógicos nas escolas haitianas. A campanha da FLACSI visa a fortalecer a ação da Fundação Fé e Alegria, da Companhia de Jesus, que vem contribuindo efetivamente na reconstrução do Haiti desde 2010, na ocasião do terremoto, especialmente na área da evangelização e educação.

Estamos juntos nessa empreitada e, assim como na 1ª fase da campanha, a Comunidade Educativa do Colégio Catarinense promoverá ações solidárias, a fim de levantarmos recursos e contribuirmos com esse grande projeto humano e solidário – “Uma pom pou my prof” (Uma maçã para o meu professor”).

Por fim, gostaria de agradecer a presença e a participação de todos os colaboradores e jesuítas no encontro do dia 07 de março, quando conhecemos e trabalhamos as metas de melhorias e a comunidade, através de reflexões em pequenos grupos, discutiu e propôs projetos e ações para alcançarmos as metas estabelecidas a partir da nossa autoavaliação na aplicação do programa Sistema de Qualidade na Gestão Escolar ─ FLACSI.

Que 2015, ano em que celebramos os 110 anos do Colégio Catarinense, seja marcado por eventos, homenagens, reconhecimentos e celebrações de ação de graças a todos os jesuítas e colaboradores que, no decorrer dessa longa história, contribuíram com a missão de evangelizar e promover educação de qualidade, com dinamismo, capacidade empreendedora e criatividade no Colégio Catarinense.

Nesse espírito de gratidão e memória, agradeço a todos pela presença, pertença e colaboração, em especial àqueles que nos precederam e aos jesuítas e leigos que hoje protagonizam essa história e esse compromisso com o apostolado da evangelização e da educação dos nossos alunos.

Paz e Bem!

 

Afonso Luis Silva
Diretor-geral