Encontramo-nos, nesta manhã, para inaugurar a exposição dos painéis em homenagem aos 110 anos do Colégio Catarinense. Queremos deixar esse registro de gratidão aos jesuítas, colaboradores, professores, alunos, pais e benfeitores, por tudo de bom que foi construído ao longo dessas onze décadas de missão evangelizadora, promotora de instrução e formação.

A exposição conta com onze painéis, cada um referente a uma década da história do CC. Neles, está rememorada a história desta instituição, através dos muitos projetos e trabalhos aqui desenvolvidos, além das melhorias físicas construídas paulatinamente, em consonância ao crescimento do número de alunos e das inovações pedagógicas e técnicas. Gostaria de, em três palavras, descrever este momento como significativo, desafiador e gratificante.

Significativo não somente pela história, mas pela robustez dos alicerces espirituais e cognitivos, advindos da vida de Santo Inácio, dos EE e dos 475 anos de Tradição e experiência jesuíta no apostolado da educação. O Colégio Catarinense nutre-se dessa trajetória de sucesso e reconhecimento de um ensino de vanguarda, pautado em valores cristãos e inacianos, e, desde a sua fundação, em 1905, busca oferecer ensino de qualidade, alicerçado no humanismo cristão, que visa à solidez e à excelência na formação integral de seus alunos.

Tanto quanto significativo, este momento é desafiador, no sentido propositivo de não nos acomodarmos com a imponente tradição de sucesso herdada. É necessário que continuemos focados na missão de evangelizar e instruir com excelência, em prol da formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos e comprometidos com a vida, a solidariedade e a sustentabilidade, ou seja, homens e mulheres de fé, que promovam a justiça em seu tempo e contexto. Como outrora, hoje devemos ter a ousadia de projetar, atualizar, qualificar, inovar e empreender nossa ação educativa, sem abrir mão do que nos é mais caro: a pessoa, os valores, a ciência, os conhecimentos, o amor e o Serviço ao Reino de Deus, através do apostolado educativo.

Por fim, devemos reconhecer o quão gratificante é podermos celebrar esta data. Com espírito de agradecimento, é importante que reconheçamos o esforço daqueles que nos precederam, especialmente dos que lançaram a base desta grande obra educativa; dentre estes, os jesuítas merecem nossa maior homenagem, pois, desde 1553, quando da visita do Pe. Leonardo Nunes, com o objetivo de amparar e evangelizar os colonos açorianos e, no futuro, estabelecer um colégio, em solo catarinense.

Essa primeira visita acalentou o grande sonho, que concretizou-se em 1751, com a construção do primeiro colégio, na Ilha do Desterro, interrompida pela supressão da companhia, em 1759. Posteriormente, tivemos mais duas tentativas não exitosas. Uma em 1845 e outra em 1865. Finalmente, em 1905 consolidou-se a construção do Colégio Catarinense, que neste ano celebra seus 110 anos ininterruptos de serviço à educação.

A nós, protagonistas de hoje, jesuítas e leigos, comprometidos com a história da Companhia e do Colégio Catarinense, cabe inaugurar estes painéis e renovar o compromisso com esse rico legado, marcado, ao longo dessas décadas, por constante renovação e desejo de fazer sempre mais e melhor. (Magis).

Que o carisma inaciano possa estar presente em nossos corações, evidenciado em nossa missão educativa, que é “educar para a fé e para a promoção da justiça” (CECJ nº 72, p. 28, 1987). Que esta casa permaneça sempre repleta de graça, conhecimento e sabedoria, e que os frutos do nosso labor engrandeçam o homem e a criação, contribuindo para a antecipação do Reino de Deus, que é pura justiça, amor, igualdade e solidariedade.

“Recordar é viver, celebrar, memorar e agradecer. É nessa perspectiva que vamos celebrar os 110 anos do Colégio Catarinense.

Obrigado, parabéns, muita determinação e força, aos que continuam a escrever e a se comprometer com essa bela história de educação, que é “Para toda vida”!

Paz e Bem!