TEMPO DE ADVENTO É TEMPO DE ESPERANÇA,
É O KAIROS DE DEUS EM NOSSA HISTÓRIA E EM NOSSA VIDA!

                                                                                                                                          “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”.
                                                                                                                                                                                                         (Jo 1,18)

No próximo domingo, 03 de dezembro, iniciamos um novo ano das mensagens da liturgia na Igreja, com o início do ciclo do Advento. Esse período representa um tempo especial de preparação para o Natal do Senhor. É tempo de unir nosso coração, nossa fé e esperança ao coração da pessoa que se manifestou a nós como filho do Pai – Jesus Cristo.

É por Cristo, com Cristo e para Cristo que nos mantemos preparados e vigilantes, aguardando sua última vinda gloriosa. Esse é o foco da nossa preparação, da nossa vida e do nosso olhar à espera da presença de Cristo; é o nosso Maranata: “Vem, Senhor Jesus”! (Ap 22,20). O Advento é um período de esperança, porque “Cristo é a nossa esperança” (1Tm 1, 1); ele é promessa de renovação de todas as coisas, de libertação das nossas misérias, de todas as falhas e fraquezas. Advento é anúncio de fé no início da vida eterna.

Por isso, o período que se inicia é sempre tempo de alegria, vida, expectativa, preparação, esperança, renovação, transformação e superação das nossas limitações e imperfeições, características próprias da nossa contingência humana. É tempo de avaliar nossa vida, nossas omissões, incompreensões e soberbas, para nos voltarmos à graça da vida que temos pela misericórdia e amor de Deus.

Viver o espírito do Advento é preparar-se para a celebração do Natal de Jesus, com momentos de religiosidade e celebrações que recuperam a sintonia dos corações com o coração divino de Deus. Um tempo de esperança, que pode propiciar um futuro mais bem sonhado por todos, particularmente quando se avalia o peso dos muitos percalços vividos em nosso contexto – a desolação provocada pela violência, os esquemas de corrupção, as irresponsabilidades e o culposo descaso com o outro, que é, antes de tudo, nosso irmão.

Este é um tempo também de vigilância e oração, para vivermos a caridade e a solidariedade e para praticarmos a justiça, preparando-nos, assim, para não apenas celebrarmos, mas vivermos na dimensão da fé, da esperança e da caridade, vivenciadas e testemunhadas no Natal pelo nascimento singelo e humilde de Jesus e em sua vida pública de testemunho da Boa-Nova do Reino de Deus.

Somos convidados, nestes dias que antecedem o Natal, à reflexão, à oração e à inovação vivencial. Preparemo-nos espiritualmente para acolher o Emanuel, o Deus-conosco, que veio a este mundo para nos salvar e brindar-nos com uma mensagem de fé, de esperança e de amor! Prepararmo-nos para o Natal é olhar para a vinda de Cristo: ele já veio e está entre nós; olhar para esse acontecimento é deixar-se introduzir na história da Salvação, no projeto de Deus que vem até nós de uma forma muito especial, através de Seu filho, Jesus.

Estamos, então, no período de espera pelo Natal, que deve ser cada vez mais celebrado em família e em sociedade, como prenúncio de Boa-Nova, presença do Reino de Deus entre nós, para que possamos viver na dignidade de filhos e filhas de Deus, com respeito, amor e empenho pessoal, na edificação de um mundo inclusivo, justo, solidário e pacífico.

Paz e Bem!

A Direção