O dia 25 de novembro é comemorado em homenagem à Santa Catarina de Alexandria, a qual foi uma jovem inteligente e devota a Deus. Viveu em Alexandria, no Egito, no século IV da era cristã. Lutou pela evangelização de seu povo e, por isso, foi perseguida pelos romanos, castigada fisicamente e imolada em sacrifício frente aos poderosos de sua época.

Inspirou o navegador espanhol Sebastião Caboto, no século XVI, quando passava pelas terras de nosso litoral, a batizá-las de Santa Catarina.

Assim, Santa Catarina é padroeira de nosso estado, co-padroeira da Catedral Metropolitana de Florianópolis, Padroeira da Igreja do Colégio Catarinense e, também, conhecida como protetora dos estudantes, dos filósofos e dos professores, das mães que amamentam e dos acidentados.

           

O Diretor-geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ, destaca que “Santa Catarina de Alexandria é, para nós, um modelo de vida e de excelência humana e acadêmica. Nada mais natural que o Colégio Catarinense busque nela um modelo a ser seguido, que inspire nosso modo de educar e traga valores de inteireza para toda a vida”.

A devoção à Santa Catarina de Alexandria está presente no cotidiano do Colégio. Além da presença constante na Igreja de mesmo nome, o estudo da vida da santa faz parte das aulas de Formação Humana e Cristã. Segundo a professora Maria Odete Ferreira, orientadora religiosa da Unidade I de Ensino, as crianças do 4º ano prepararam uma apresentação aos demais colegas, do hino de Santa Catarina. A apresentação ocorreu na Igreja e contou com as relíquias da santa.

            

O estado de Santa Catarina é o único do Brasil que homenageia uma mulher e o único, também, a dispor de uma relíquia da santa. Trata-se de um pedaço da costela direita de Catarina, trazida ao Colégio Catarinense pelo padre Luiz Chang. Essa relíquia pertence à Arquidiocese Ortodoxa Grega e veio do Monte Sinai no ano de 2000.

Padre Chang celebrou a Festa de Santa Catarina junto às crianças da Unidade I e, nesse momento especial, Catarina foi personificada por uma aluna que encenou sua vida e morte.

         

          

O projeto “Santa Catarina” é desenvolvido todos os anos junto às turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e terá sua socialização para as famílias no dia 27 de novembro (às 10h30min e às 16h30min). De acordo com a orientadora pedagógica Ana Vianice Smânia, Santa Catarina é um estado muito rico em diversidades. É isso que as crianças aprendem a partir de projetos no segundo semestre do ano.

           

Padre Clóvis Cavalheiro, SJ, reitor da Igreja Santa Catarina de Alexandria, coleciona imagens da santa e torce para que a devoção à Catarina se estenda ao maior número de pessoas. “Santa Catarina é exemplo de cristã abnegada à causa de Cristo. Ao abraçar seu martírio, tornou-se um sinal vivo de fidelidade e amor a Deus e de sabedoria e fé. Por isso, a Igreja do Colégio Catarinense a homenageia”.