Iniciaram, hoje (20), as atividades da 2ª Semana de Justiça Socioambiental do Colégio Catarinense. Os estudantes da 1ª série A do Novo Ensino Médio participaram de atividade no Laboratório de Ecologia Integral, na qual aprenderam a produzir papel artesanal a partir de papéis reciclados do Colégio.

A atividade está alinhada com os 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) da educação ambiental, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 02 de maio de 2010, e com a proposta de Ecologia Integral, que propõe uma visão sistêmica das relações sociais e ambientais, sendo ferramenta indispensável em todos os segmentos do conhecimento, provocando desafios e suscitando novas formas de pensar e agir.

A Pedagogia Inaciana propõe que as obras da Companhia de Jesus no mundo, dentre elas, o Colégio Catarinense, comprometam-se concretamente com a cura do mundo por meio de atitudes responsáveis, vinculadas ao aumento da consciência dos fatos que levam à crise ambiental, aumento de nossa motivação espiritual e aumento de nosso compromisso com programas, projetos, ações estratégicas a nível local, nacional e global.

O Currículo Jesuíta preconiza a excelência humana e acadêmica, compreendendo a Educação Ambiental como fundamental para o exercício da cidadania competente e atuante, considerando a escola como um espaço privilegiado para a compreensão de conceitos e práticas ambientais potencialmente transformadoras. Sua inspiração vem do documento Curar um Mundo Ferido (2011), lançado pela Companhia de Jesus e destinado às obras espalhadas pelo mundo, conclamando jesuítas e leigos a unirem-se em prol do planeta Terra.

Atendendo às recomendações do documento e buscando corroborar com os ideais jesuítas de cuidado para com o ambiente, o Colégio Catarinense implantou, no ano de 2011, o Projeto Lixo Zero. O projeto está alinhado aos objetivos de cuidado para com a Casa Comum e caracteriza-se como um projeto permanente na instituição, ao sistematizar ações que chamam a atenção para as preocupações contemporâneas relacionadas ao equilíbrio ambiental do Planeta, ao promover a educação ambiental, ao contribuir com a sustentabilidade por meio de práticas ambientalmente corretas e ao fortalecer o compromisso socioambiental de todos.

As ações planejadas, objetivando sistematizar práticas de sustentabilidade e educação socioambiental, são destinadas a todos os níveis de ensino, envolvendo crianças e jovens, estendendo-se, também, ao grupo de colaboradores, funcionários, professores, pais e responsáveis, ou seja, a todos os sujeitos envolvidos no processo educativo. A efetiva sistematização das práticas de sustentabilidade ocorre em todo o espaço escolar equipado para atender à logística dos processos, incluindo um centro de recolhimento e triagem dos resíduos – o Residuário Central, bem como um Laboratório de Ecologia Integral, o qual se constitui em um espaço para fomentar e desenvolver projetos de educação socioambiental, conferindo, ao currículo, as ideias de sustentabilidade, cidadania e solidariedade planetária.

Entre os resultados alcançados pelo projeto em seus 13 anos de existência, destacam-se:

1. Redução de resíduos encaminhados ao aterro sanitário municipal e ampliação de uso dos resíduos triados internamente nas atividades pedagógicas. Desde sua implementação, o Projeto Lixo Zero reduziu, diariamente, em 50% a quantidade de contentores de lixo comum encaminhado ao aterro sanitário. Antes, a escola encaminhava uma média de 14 contentores de lixo comum por dia (cada um com capacidade para 240 kg), e agora, são, em média, 7 por dia. Nesse sentido, a produção de resíduos que seriam encaminhados ao aterro sanitário foi reduzida significativamente. Por serem disponibilizados, semanalmente, a uma cooperativa de catadores, esses resíduos retornam à sociedade, por meio da indústria da reciclagem, inseridos na economia solidária. A redução do montante de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário municipal foi de 6,5 mil kg de papel, 4,6 mil kg de papelão, 5,1 mil kg de plástico, 1,9 mil kg de resíduos multicamadas, 382 kf de metal e 266 kg de vidro.

2. Parceria com a UNESCO, por meio do Programa de Escolas Associadas (PEA-UNESCO): reforçando o compromisso com as questões ambientais, o Colégio Catarinense afiliou-se ao Programa de Escolas Associadas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/UNESCO), do qual é signatário desde 2018. Dessa forma, o Colégio está comprometido em discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as temáticas propostas, anualmente, pela ONU. A escola promove a Semana PEA/UNESCO a cada ano letivo, durante a qual oferece diversas vivências para discutir os temas propostos pela ONU. Em 2023, oferecemos oficinas, teatro, palestras com personalidades convidadas, atividades práticas nos laboratórios de Ecologia Integral, Química, Biologia e Física, além de organizarmos uma feira de produtos orgânicos, para valorizar a agricultura familiar e incentivar a alimentação saudável.

3. Consumo consciente na instituição: além de despertar o senso crítico do consumo, desestimulando o uso de itens descartáveis e a produção de resíduos em excesso, o Colégio preconiza o consumo consciente, também em relação à própria instituição, por meio de uma “compra consciente”, na qual a escola busca adquirir produtos biodegradáveis que causem menos impacto ao meio ambiente, como, por exemplo, papéis de expediente de matéria-prima celulósica reciclada para a impressão de provas e materiais didáticos, ou a compra de produtos com menos embalagens. Materiais como balões, EVA, TNT e copos plásticos descartáveis, por exemplo, foram erradicados da rotina da escola há bastante tempo. O lanche oferecido aos professores (frutas) faz parte do processo de pouca utilização de embalagens, sendo as cascas das frutas utilizadas no minhocário e na composteira do Laboratório de Ecologia Integral.

4. Bosque pedagógico para o desemparedamento da infância: entendemos que, em uma sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias, equilibrar o tempo que as crianças passam em ambientes fechados com atividades ao ar livre torna-se essencial e necessário, evitando, inclusive, o uso excessivo de telas na infância. Com o intuito de ampliar as possibilidades de convívio das crianças com a natureza e a vivência de situações que estimulem a criatividade e imaginação, o Colégio Catarinense investiu na composição de espaços pedagógicos ao ar livre. Ao longo do segundo semestre de 2023 e dos primeiros meses deste ano, houve a projeção e readequação dos espaços físicos internos e externos voltados às crianças, a fim de estimular práticas de maior interação e vivência com a natureza. O bosque foi totalmente reestruturado, passando a contar com brinquedos integrados ao meio natural, salas de aula, ateliês de arte, orquidário, horta e cozinha ao ar livre. No bosque, as crianças terão a possibilidade de interagir, cultivar, colher e aprender sobre a importância dos alimentos e do cuidado com a natureza, respeitando seu tempo de aprender, brincar e conviver em salas de aula ao ar livre.

5. Geração de energia fotovoltaica: Além da triagem dos resíduos, o Colégio Catarinense também tem foco na geração de energia limpa, por meio de placas fotovoltaicas instaladas nas coberturas das edificações da instituição. A proposta de produção de energia vem sendo executada desde 2018 e de forma crescente, com uma implantação gradual. Entre janeiro e dezembro de 2023, foram gerados mais de 358,5 mil kWh. Ao longo do ano passado, a economia em energia elétrica foi de R$ 197.221,93, considerando o custo médio do kWh de R$ 0,55.

Por fim, há que serem considerados os resultados operacionais trazidos pela implantação do Projeto Lixo Zero. Dentre eles, citam-se:

1) a instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia limpa;

2) a erradicação de copos plásticos descartáveis com a disponibilização de canecas permanentes e Ecocopos Lixo Zero aos professores e colaboradores;

3) a criação de uma biblioteca solidária para a troca de livros, que ficam dispostos em uma geladeira que perdeu sua função como eletrodoméstico;

4) a utilização de Tótens Lixo Zero, para divulgar informações sobre questões ambientais no ambiente escolar;

5) o aparelhamento dos espaços com residuários temáticos que sinalizam as cores da reciclagem;

6) a compra de materiais de expediente biodegradáveis e/ou constituídos de matéria-prima proveniente de processos de reciclagem;

7) a compostagem e a triagem de todos os resíduos em uma central de triagem que chamamos de Residuário Central, local onde é feita a triagem e o acondicionamento dos resíduos sólidos descartáveis coletados na escola.

Em razão dos números apresentados e da relevância do tema sustentabilidade para toda a humanidade, o Colégio Catarinense acredita no trabalho realizado até o momento, que retroalimenta essa escola centenária, tocante ao incentivo a uma cidadania global para além da consciência do cidadão quanto ao lugar, ao papel, aos direitos e às responsabilidades que possui na sociedade.

O Projeto implica o reconhecimento de que sua esfera de consciência não se limita ao local, mas se amplia para o mundo, pois tudo está conectado, uma vez que a forma como agimos e nos importamos com o que acontece em todo o mundo potencializa ou limita a capacidade humana de transformá-lo em um lugar melhor.