Na noite de segunda-feira, dia 16 de junho, aconteceu o encerramento das atividades da 3ª Semana de Justiça Socioambiental do Colégio Catarinense, que ocorreu entre os dias 2 e 6 de junho. A iniciativa reforçou o compromisso institucional com a formação integral e a promoção da justiça socioambiental, além de destacar os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, publicada pelo Papa Francisco. Nela, o pontífice convoca a todos para cuidar da Casa Comum com responsabilidade, compaixão e esperança.

O encerramento das atividades deu-se durante a formação docente, da qual participaram todos os professores do Colégio. O professor Lucas Duarte e a professora Juliana Grigoli fizeram uma breve contextualização sobre a Encíclica Laudato Si’ – lançada em 2015 pelo Papa Francisco – e os projetos e as atividades desenvolvidos neste âmbito no Catarinense, entre eles, os projetos Entreculturas, Ecotrilha, Consumo Consciente, Cidadania e Políticas Públicas, e a Eletiva de Cidadania Global.

A atividade formativa contou, ainda, com a participação de alunos das turmas do 9º ano, que socializaram projetos desenvolvidos dentro da proposta de Consumo Consciente. Também se destacaram os líderes inacianos das turmas do 8º e 9º anos, que apresentaram ideias de gestos concretos a serem implementados nas salas de aula e demais espaços da escola, incentivando atitudes sustentáveis no dia a dia da comunidade educativa. As sugestões são fruto de um momento de bate-papo entre os próprios estudantes durante a Semana da Justiça Socioambiental e deverão ser apresentadas à Direção para avaliação.

A 3ª Semana da Justiça Socioambiental representou uma oportunidade concreta de viver a fé que transforma e de renovar, como comunidade educativa, o chamado à justiça socioambiental – um apelo urgente e necessário diante da realidade do nosso tempo.