A Semana do Meio Ambiente, a ser comemorada de 3 a 5 de junho, será de muitas atividades no Colégio Catarinense. A equipe do Programa Lixo Zero e a Direção Acadêmica prepararam várias oficinas de conscientização para os alunos da Unidade de Ensino II.

Nesses encontros, os estudantes serão levados a aprender técnicas para a reciclagem e o reaproveitamento de materiais e insumos, entre elas, a produção de um refrigerante natural chamado Tepache, que utiliza a casca do abacaxi. As garrafas PET recolhidas no Colégio servirão para a produção de estojos, porta-lápis e lápis decorados, e haverá uma oficina sobre técnicas de maquiagem sustentável.

No 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será plantada uma muda nativa simbolizando um dos pilares das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, que é o Cuidado com a Casa Comum. A proposta é de que haja maior comprometimento com a cura do mundo por meio de atitudes responsáveis, vinculadas à consciência, ao aumento de nossa motivação espiritual e ao nosso compromisso com programas, projetos e ações estratégicas para minimizar efeitos da crise ambiental.

Projeto Lixo Zero chama a atenção para os problemas contemporâneos

Atendendo às recomendações do documento “Curar um mundo ferido” o Colégio Catarinense implementou em 2011, o Projeto Lixo Zero, que prevê ações que chamam a atenção para as preocupações contemporâneas relacionadas à preservação do planeta.

Partindo também dos pressupostos apontados pelas Preferências Apostólicas Universais, o Projeto explora temáticas contundentes e que visam a estabelecer relações mais equilibradas entre o ser humano e o ambiente, por meio do desenvolvimento de propostas concretas de intervenções.

ABAIXO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

DATA HORA LOCAL OFICINA DE REAPROVEITAMENTO
03/06 – segunda-feira 15h56min Laboratório de Educação Ambiental Tepache
(bebiba gaseificada feita