Curupira, Mula sem cabeça, Cuca, Saci-pererê, Iara Mãe-d’água, Boto-cor-de-rosa. Com certeza, você já deve ter ouvido alguns desses nomes que fazem parte do imaginário popular e são personagens do folclore brasileiro, cujo dia é comemorado hoje, 22 de agosto. Pensando nisso, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano participaram de um evento preparado especialmente para comemorar esse dia tão importante no calendário mundial.
O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto em todo o mundo e, no Brasil, desde 1965. Entende-se por folclore o conjunto de realizações que fazem parte da cultura popular, como contos, músicas, ritmos, jargões, literatura e festas populares, como, por exemplo, as festas juninas, entre outras.
A data foi criada para alertar as pessoas da importância e valorização das manifestações folclóricas no país. Atualmente, o folclore brasileiro é um importante objeto de estudo nas ciências humanas, e sua importância é reforçada frequentemente nas escolas, sobretudo, naquelas que trabalham com ensino infantil.
No Colégio Catarinense, os alunos das turmas do 3º ano fizeram uma apresentação de um folguedo do Boi-de-mamão, organizado pelas professoras Juliana Sens (Musicalização), Aline Fedrigo (Artes visuais) e Tânia de Freitas (Dramatização), como forma de celebrar o folclore ilhéu. O Boi-de-mamão é uma tradição cultural açoriana que foi introduzida em Santa Catarina em 1930 pelos primeiros colonizadores. O folguedo recebeu o seu nome atual porque as crianças usavam um mamão para simular a cabeça do boi, na falta do crânio original.
A brincadeira envolve vários personagens, como o Boi-de-mamão, o proprietário do boi, os urubus ou corvos e uma boneca gigante, conhecida por Maricota. Os personagens dançam ao som da cantoria e fazem brincadeiras, encantando o público. Em 2019, o Boi-de- mamão foi declarado, pela Prefeitura de Florianópolis, patrimônio cultural imaterial ou intangível da cidade.
Conhecer as manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina também fez parte do projeto de série do 3º ano, no qual as crianças estão aprendendo sobre a história de Florianópolis e a cultura açoriana. Por isso, a importância da data no calendário escolar e da comemoração que envolveu alunos da Educação Infantil ao 5º ano.
@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial #colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi #diadofloclore