Em uma cerimônia marcante, 140 estudantes do Colégio Catarinense tomaram posse como Líderes Inacianos 2025 na noite desta quarta-feira, dia 14 de maio, no Auditório João Paulo II, lotado por familiares, educadores e parceiros da iniciativa. O projeto, que forma líderes de classe e esportivos à luz dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, reforça o compromisso da escola com a formação integral de jovens éticos, conscientes e capazes de responder aos desafios do mundo contemporâneo.

A solenidade contou com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), parceiro estratégico do projeto, da equipe diretiva do Catarinense, de estudantes, pais e familiares dos alunos. O Auditório João Paulo II ficou pequeno para as mais de 250 pessoas que compareceram à solenidade de posse. A votação dos líderes aconteceu em parceria com o TRE, que cedeu as urnas eletrônicas para a disputa democrática e eleição dos representas de classe e esportivos. A parceria reforça o incentivo às ações de cidadania entre os estudantes.

Dirigido aos representantes de alunos das turmas do 6º ano à 3ª série do Novo Ensino Médio, o projeto de liderança inaciana desenvolve nos alunos características inacianas como discernimento, empatia, alteridade e acolhimento, visando a preparar os estudantes para construir carreiras mais bem-sucedidas e a despertar habilidades para motivar, influenciar e inspirar a busca por uma cidadania plena.

Em sua fala, o frater Igor Cristiano Oliveira, SJ, representando o Diretor-geral do Colégio Catarinense, reforçou que a liderança não é um dom inato, mas uma conquista diária. “Ninguém nasce líder, a liderança se constrói em um processo contínuo de autoconhecimento, escuta e compromisso com o outro”, afirmou, ecoando o princípio inaciano de ser “homens e mulheres com e para os demais”.

O Diretor-geral do TRE/SC, Gonsalo Ribeiro, enfatizou a necessidade de desenvolvermos lideranças jovens comprometidas com a ética e a democracia. “Mais do que nunca, precisamos de vozes conscientes e engajadas. A cidadania não é concedida, ela é conquistada com participação ativa”, disse. O diretor ressaltou o papel transformador da juventude, citando Santo Inácio: “Ide e acendei o mundo”, pontuando que liderar é “inspirar, ouvir e unir”, e não impor. A parceria entre o Colégio Catarinense e o TRE/SC busca fortalecer nos estudantes noções de justiça, participação política e responsabilidade social, preparando-os para serem agentes de mudança.

Ao final do evento, os novos líderes fizeram o juramento do Líder Inaciano, incentivados pelo aluno Pedro Steinwandter Lohn, representante da turma do 7º ano D, que conduziu o momento. Na sequência, os estudantes receberam seus certificados, simbolizando o início de uma jornada de serviço e aprendizado. A noite foi encerrada com um convite à ação: que esses jovens, formados nos valores inacianos, possam acender o mundo com esperança, discernimento e coragem.

 

O projeto

Os Líderes Inacianos atuam como elo entre a gestão escolar e a sala de aula, promovendo diálogo, representatividade e ações que fortalecem a comunidade educativa. O projeto inspira-se nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, valorizando a excelência humana e o engajamento social e é promovido pelos Serviços de Orientação e Convivência Escolar (SOCE), de Orientação de Aprendizagem (SOA), de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP) e do setor de Atividades Complementares. A proposta tem como objetivo principal desenvolver a conscientização e a prática de ações no âmbito escolar voltadas para a humanização dos alunos por meio da temática “liderar para transformar”.

O líder inaciano age com bondade, cuida e zela pela Companhia de Jesus, com bom juízo e boas letras, exercendo a liderança de maneira flexível e adaptativa, inspirada na vida de Santo Inácio de Loyola. Nos encontros, os estudantes aprendem sobre as características para ser um bom líder inaciano, entre elas, estão as de ser uma pessoa agradecida, com vontade de amar mais e melhor, ser capaz de trabalhar com mediações concretas, ser protagonista e responsável, porém se deixando acompanhar pessoalmente e em grupo, reconhecendo seus erros.

A proposta de formação da liderança inaciana proporciona aos estudantes momentos de reflexão, que contribuem para o desenvolvimento das próprias emoções, mapeando suas fortalezas e identificando pontos a serem melhorados, com o intuito de assumirem posições de responsabilidade na escola e na sociedade. A escola incentiva o desenvolvimento da empatia, alteridade, transparência, flexibilidade e do acolhimento ao próximo, como ratificado pelo Papa Francisco, quando afirma que “apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.

O Colégio Catarinense reafirma, assim, seu compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, formando não apenas estudantes, mas cidadãos capazes de ler os sinais dos tempos e transformar a sociedade.