O estudo do meio, metodologia ativa que amplia o processo de ensino-aprendizagem ao promover a integração entre teoria e prática, foi o eixo de uma experiência significativa vivida pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, da eletiva de Biologia Marinha do Colégio Catarinense. No dia 16 de setembro, os estudantes participaram de um roteiro cuidadosamente planejado, com atividades alinhadas aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

A primeira parada foi na Praia da Gamboa, em Garopaba, para a realização de observação de baleias-francas. Para a satisfação dos estudantes, os animais estavam presentes, permitindo uma vivência única. O local é reconhecido como importante refúgio para fêmeas com filhotes, em razão da segurança e abundância de alimento, constituindo um cenário propício para compreender a ecologia e o comportamento da espécie.

Na sequência, o grupo deslocou-se até a UDESC de Laguna, onde teve contato direto com atividades e pesquisas na área de Biologia Marinha, aproximando-se da realidade do trabalho científico. Posteriormente, visitaram os molhes de Laguna e acompanharam a tradicional pesca com botos, um fenômeno singular de interação e cooperação entre pescadores e golfinhos, que evidencia a importância da preservação ambiental e da valorização do patrimônio cultural.

Encerrando o roteiro, os alunos seguiram para o ProFRANCA/Instituto Australis, em Imbituba, onde aprofundaram seus conhecimentos sobre o ciclo de vida das baleias-francas, sua presença no litoral catarinense e os esforços de conservação voltados à proteção dessa espécie ameaçada.

Segundo o Prof. Emerson Felix Fernandes, o estudo do meio possibilita que os estudantes “relacionem os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações reais, desenvolvam a observação crítica, valorizem o patrimônio natural e cultural e reflitam sobre sua responsabilidade como cidadãos na preservação do meio ambiente”.

A atividade representou mais que uma simples saída pedagógica: foi uma oportunidade de aprendizado integral, que promoveu a reflexão sobre a relação entre ciência, sociedade e meio ambiente, incentivando o compromisso dos estudantes com a preservação da biodiversidade.