O auditório do Colégio Catarinense encheu-se de cores, sons e criatividade no dia 24 de setembro, quando os alunos do 7º ano deram um novo significado ao estudo da ecologia. Para marcar o Dia Nacional da Defesa da Fauna, a avaliação processual de Ciências ganhou um formato inusitado: em vez de provas escritas, os estudantes apresentaram encenações com propostas de solução para problemas reais, ligados à proteção dos animais e do meio ambiente.

Queimadas ilegais, tráfico de animais silvestres, maus-tratos em zoológicos e poluição ambiental foram alguns dos temas levados ao palco. Cada grupo teve até sete minutos para mostrar, por meio de roteiros, figurinos, músicas e performances, como enfrentaria os desafios propostos.

Além de demonstrar conhecimento sobre o grupo dos vertebrados — peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos —, os alunos foram avaliados pela capacidade de trabalhar em equipe, pela organização das ideias e pela criatividade na apresentação. O resultado foi uma experiência de aprendizado que uniu reflexão crítica e expressão artística.

Ao assumir o papel de “guardiões da floresta”, os estudantes mostraram que defender a fauna vai além do conteúdo das aulas: é, também, um convite a repensar atitudes e ampliar a consciência coletiva sobre o cuidado com a vida.