O Colégio Catarinense celebrou a posse de sua nova Diretora administrativa, Patrícia Francisca da Costa, durante a celebração eucarística do terceiro dia do Tríduo da solenidade litúrgica de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Colégio, dos estudantes, filósofos, professores e do Estado, no dia 21 de novembro.

A nomeação de Patrícia, educadora do Colégio Catarinense desde 1999, faz parte de um movimento de renovação das equipes diretivas da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O anúncio foi feito pelo diretor da RJE da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), professor Fernando Guidini, no início de novembro. Patrícia sucede a Fábio Luiz Marian Pedro no cargo.

A diretora assume a função com a missão de promover uma atuação sistêmica, colaborativa e corresponsável junto à Direção-geral e aos demais membros da equipe diretiva, com foco na inovação e na constante atualização dos processos educativos e de gestão institucional.

Homilia e o significado da missão

O Diretor-geral do Colégio e reitor da Igreja Santa Catarina de Alexandria, Padre Eduardo Roberto Severino, SJ, presidiu a celebração. Em sua homilia, o Pe. Eduardo traçou um paralelo entre três mulheres – Maria, Catarina e Patrícia – destacando o significado da posse na memória litúrgica da Apresentação de Nossa Senhora e do Tríduo de Santa Catarina de Alexandria.

Pe. Eduardo ressaltou ainda o significado da nova missão à luz da espiritualidade inaciana, enfatizando a importância de buscar a vontade de Deus. “Patrícia, o processo de sua nomeação, coordenado pelo diretor da RJE, processo discernido, está profundamente enraizado nesta experiência inaciana de busca da vontade Deus. Que os testemunhos dessas duas mulheres possam inspirar você: procure pôr-se continuamente sob a escuta da Palavra de Deus. A Palavra de Deus congrega, corrige, ilumina, consola, desola, orienta os membros da família de seu Filho: orientou a mãe, orientou Catarina, orientará você em sua nova atribuição”, exortou.

Palavras da nova diretora

Em seu discurso de posse, Patrícia expressou seu profundo senso de responsabilidade e gratidão pela nova jornada que se inicia. “Iniciar esta nova etapa em um colégio que chega aos seus 120 anos é reconhecer que faço parte de uma história muito maior do que a minha própria — uma história construída por educadores jesuítas e leigos que dedicaram sua vida à formação de pessoas competentes, conscientes, compassivas e comprometidas com o bem comum”, afirmou em sua fala.

A nova diretora também fez questão de agradecer seu antecessor, Fábio Luiz Marian Pedro, pela transição cuidadosa e pela partilha de saberes.

Ao descrever o novo desafio, Patrícia sublinhou os pilares de sua gestão, alinhados à missão jesuítica. Ela citou a competência técnica, a sensibilidade humana, a ética e a visão institucional como requisitos para o cargo, afirmando: “recebo esta responsabilidade com humildade, gratidão e disposição sincera para servir”.

Patrícia finalizou seu discurso com um convite à colaboração e uma referência à inspiração inaciana: “quero caminhar junto às equipes, aos educadores, aos colaboradores administrativos e às famílias, cultivando relações de confiança e fortalecendo a cultura do trabalho colaborativo que caracteriza o Colégio Catarinense. […] Que Deus nos ilumine e que Santo Inácio nos inspire a ‘em tudo amar e servir’, para que este Colégio, continue a transformar vidas por muitos anos mais”.

Leia também:

>>> Patrícia Francisca da Costa é a nova diretora administrativa do Colégio Catarinense