O Colégio Catarinense celebrou, nos dias 12 e 13 de dezembro, as missas e as cerimônias de formatura das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, marcando o encerramento de uma etapa significativa na trajetória acadêmica e humana dos estudantes. As celebrações aconteceram na Igreja Santa Catarina de Alexandria e reuniram alunos, familiares, educadores e demais membros da comunidade educativa em momentos de fé e gratidão.

Na noite de sexta-feira, 12 de dezembro, participaram da missa e da solenidade de formatura os estudantes das turmas 9º B, D e F. Já na manhã de sábado, 13 de dezembro, foi a vez das turmas 9º A, C e E vivenciarem a celebração e a entrega dos certificados de conclusão do Ensino Fundamental II.

Homilias convidam à escuta de Deus e à formação integral

As missas foram presididas pelo Diretor-geral do Colégio Catarinense, padre Eduardo Roberto Severino, SJ, que conduziu as homilias a partir do tempo litúrgico do Advento, convidando os formandos a reconhecerem a presença de Deus na caminhada vivida ao longo do Ensino Fundamental.

Na celebração de sexta-feira, inspirando-se na Festa da Virgem de Guadalupe, principal padroeira da América Latina, a partir do Evangelho de Lucas (1,39-47), padre Eduardo destacou a experiência de Maria como mulher que reconhece as maravilhas realizadas por Deus em sua vida. Ao refletir sobre a memória agradecida do encontro entre Maria e Isabel, o Diretor-geral convidou os estudantes a cultivarem uma memória agradecida pelo saber aprendido (dimensão cognitiva), pelas amizades e vivências construídas (dimensão socioafetivas) e pelas experiências espirituais-religiosas (dimensão espiritual), ao longo do percurso escolar. À luz da espiritualidade inaciana, educar é missão evangélica. A educação de excelência está intimamente ligada à fé, formando homens e mulheres capazes de colocar seus dons a serviço dos demais, ressaltou ainda.

Na celebração de sábado, a homilia foi conduzida a partir do livro do Eclesiástico (48, 1-11) e Evangelho de Mateus (17,10-13). A figura dos profetas Elias e João Batista foram apresentadas como aquelas que preparam o caminho do Senhor. Padre Eduardo destacou que organizar a vida à luz da Palavra de Deus exige escuta, discernimento e compromisso com o cuidado das relações consigo, com o outro, com o mundo e com Deus. Ao final, dirigiu aos alunos uma bênção especial, lembrando que cada bênção bíblica é acompanhada do chamado à fecundidade e à multiplicação dos dons recebidos. Os alunos foram exortados, como Elias e como João Batista, a serem fecundos e multiplicarem os dons recebidos, especialmente no ciclo do Ensino Médio.

“A missão do Colégio Catarinense é promover uma educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos. Por isso, a dimensão espiritual-religiosa é inseparável das dimensões cognitiva e socioemocional. Sigam adiante com amor, dom de Deus, e iluminados por Sua Palavra”, destacou o Diretor-geral ao encerrar sua mensagem.

Cerimônia de formatura valoriza trajetórias e conquistas

Ao término das celebrações religiosas, os formandos participaram das cerimônias de entrega dos certificados de conclusão do Ensino Fundamental II, acompanhados por seus familiares. O momento foi marcado por homenagens aos professores, aos pais e à equipe pedagógica, reconhecendo o papel fundamental de todos na formação dos estudantes.

Durante as solenidades, o Colégio Catarinense também prestou homenagem aos alunos-destaque de cada turma, reconhecidos pelo desempenho acadêmico ao longo do ano letivo:

– MARIA EDUARDA TONIOLO DE PAULO (9º A),
– BETINA PEREIRA MEDEIROS E JULIA CHIDIAC MICHELS (9º B),
– RAFAELA DA ROSA MELO PAVÃO (9º C),
– CATARINA DE NEZ POY (9º D),
– ISADORA BEIRITH VIANNA (9º E),
– LISA KUBIN SARDÁ BALTAZAR (9º F).

Outro momento significativo foi o anúncio da concessão de bolsas de estudo aos estudantes com melhor desempenho acadêmico e melhor resultado no simulado institucional, conforme o regulamento do programa de bolsas do Colégio Catarinense. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a valorização do mérito acadêmico e o incentivo ao protagonismo estudantil.

– Melhor resultado no simulado – 1ª colocação: LUIS RAMOS ROSSI FERMO (9º E)
– Melhor resultado no simulado – 2ª colocação: MATHEUS SERPA SCHAEFER MARTINS (9º D)
– Melhor desempenho acadêmico – 1ª colocação: LISA KUBIN SARDÁ BALTAZAR (9º F)
– Melhor desempenho acadêmico – 2ª colocação: MARIA EDUARDA TONIOLO DE PAULO (9º A)

Entre sorrisos, aplausos e olhares emocionados, os estudantes despediram-se do Ensino Fundamental levando consigo os valores, aprendizagens e experiências que seguirão iluminando o caminho no Ensino Médio.