O projeto Grumixama foi criado por ocasião das celebrações em torno do aniversário de 70 anos de fundação do Colégio jesuíta Loyola, localizado em Belo Horizonte. Gestado pela equipe de professores de Arte, o projeto recebeu esse nome em homenagem à árvore originária da Mata Atlântica brasileira, que pode ser encontrada em todo o território nacional e, em profusão, no terreno da Vila Fátima, local que abriga a casa de encontros do Colégio Loyola.  A árvore, que floresce uma vez ao ano, foi escolhida por ser muito especial para a comunidade escolar, pois cada exemplar apresenta frutos diferentes, mesmo sendo da mesma espécie.

Mais que uma exposição de arte ao ar livre, o projeto Grumixama ofereceu momentos de trocas culturais, experimentações, fazeres, contemplação e reflexão. Nesse evento, buscou-se dar sentido à Arte e inspirar toda a comunidade acadêmica para sua apreciação ao ar livre. Por meio disso, esse projeto convidou cada visitante a uma viagem no tempo e no espaço.

Os trabalhos são construídos sob a influência da natureza em busca de uma harmonia no espaço; trata-se de uma variedade de expressões visuais, musicais e corporais que manifestam a arte, a natureza, o humano e a celebração de Deus em nossas vidas.

Segundo o Diretor-geral do Colégio Loyola, Pe. Germano Cord Neto, SJ, “a experiência foi muito mais que uma exposição, pois o evento proporcionou encontros de descobertas e de criatividade, de formação artística e cultural, e de confiança no trabalho conjunto.”