Há mais de uma década, o projeto “Municípios Catarinenses: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade Cidadã” promove uma série de reflexões junto aos alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Catarinense. Neste ano, os alunos já iniciaram suas investigações sobre a realidade de oito municípios do nosso Estado: Angelina, Antônio Carlos, Blumenau, Brusque, Imbituba, Itapema, Porto Belo e Santo Amaro da Imperatriz.

O objetivo principal do projeto é sensibilizar os jovens quanto às questões que envolvem educação, saúde, meio ambiente, política, identidade cultural, turismo, esportes e economia – os chamados eixos de pesquisa –, com vistas ao desenvolvimento do pensamento crítico. Somado a isso, o levantamento de informações a partir de pesquisas conduzidas sob a orientação dos professores da série pretende exercitar o ato de repensar algumas ações públicas e privadas, com o objetivo de promover o bem-estar da coletividade.

“O projeto é de grande importância na formação de nossos alunos, na medida em que possibilita a ampliação do conhecimento sobre o Estado, além da possibilidade de os alunos trabalharem em equipes para montar um único grande trabalho: revista e seminário. Isso engrandece ainda mais nossa filosofia de prepará-los como homens e mulheres que possam servir a sociedade e que possam estar integrados a ela de maneira harmônica, trabalhando em conjunto por um único ideal”, destaca Rodrigo dos Passos, coordenador-adjunto da Unidade de Ensino 2.

Como em anos anteriores, a aplicação do projeto tem por referência os cinco momentos da prática pedagógica inaciana: contextualização, experiência, reflexão, ação e avaliação. Assim que o projeto foi apresentado aos alunos, foi realizado o sorteio para a definição do município que cada turma visitaria. Depois, ocorreu a divisão das turmas em grupos, cada um deles responsabilizando-se por um eixo de pesquisa em cada município. Então, foi iniciada a seleção de materiais para leitura, abordando desde a história local, tradições, características geográficas, até a situação político-econômica, dados envolvendo a educação, a saúde e projetos vinculados ao meio ambiente, dentre outros. Além disso, os alunos se dedicaram à elaboração de perguntas relacionadas aos eixos de pesquisa: tudo com vistas ao dia das visitas aos municípios.

Nos encontros com autoridades públicas e profissionais vinculados os eixos de pesquisa, os alunos tiveram a oportunidade de informar-se diretamente com quem trabalha em segmentos vitais dos municípios. Além disso, a experiência in loco faz com que os alunos possam formar sua própria visão a respeito de determinados assuntos, pois, além de ouvirem a versão oficial, têm a oportunidade de conversar com os munícipes – já que o momento batizado de “diálogo com a população”, que ocorre por meio de entrevistas aos transeuntes nas regiões centrais das cidades visitadas, possibilita esse cotejamento.

As visitas aos oito municípios, ocorridas no dia 11 de abril, proporcionaram aos alunos um momento de aproximação a realidades bastante distintas entre si, que é apenas uma das etapas do projeto. A partir dos dados colhidos antes, durante e depois das visitas, das reflexões e da organização das informações, os alunos apresentarão, entre 11 e 12 de junho, um seminário sobre cada município visitado. Ainda na mesma data, os alunos lançarão uma revista diagramada por eles próprios, a partir do estudo empreendido para cada município.

“Ao vivenciar com a turma da 2º ano I a visita ao município de Santo Amaro da Imperatriz, pude compreender o quão importante é o projeto na formação de nossos alunos e alunas. Além de oportunizar uma experiência de pesquisa prática, o projeto proporciona, ainda, a integração da turma e amplia o olhar sobre os reais desafios enfrentados por diferentes cidades catarinenses. Acredito que quando estimulamos nossos estudantes a enxergarem o mundo com olhos de pesquisadores, conseguimos sair da teoria e da repetição para, enfim, produzir conhecimento e despertar o cidadão que existe dentro de cada um”, compartilha a professora de História, Juliana Miranda da Silva.

A professora também destaca detalhes dessa visita ao Município de Santo Amaro da Imperatriz: “Entre os locais visitados, chamou-me atenção a Sociedade Cultural e Musical de Santo Amaro e o Hotel Caldas da Imperatriz. O primeiro, pelo empenho da comunidade em manter uma das mais premiadas bandas musicais e de concerto do país, responsável, também, por trabalhos sociais e de integração por meio do estudo da música; e o segundo, pela importância histórica, em que é possível encontrar sítios arqueológicos de grupos humanos anteriores à chegada dos europeus e construções datadas do período imperial, quando foram visitadas por Pedro II e sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina.”