De 25 a 27 de abril, a Casa da Juventude Pinheiral realizou um acampamento de convivência com alunos que participam semanalmente do projeto de voluntariado no asilo Irmão Joaquim e com o grupo de voluntários dirigentes do Pinheiral, composto por ex-alunos. Nesse acampamento, não foi utilizada a estrutura da casa, e a montagem das barracas e da fogueira foi uma das atividades que envolveram os cerca de trinta participantes.

“O acampamento teve caráter experimental, pois, há mais de trinta anos, não era feito esse tipo de atividade; essa edição contou com o diferencial da participação do público feminino.”, explicou Luiz Carlos Campos, jesuíta que acompanha as atividades na Casa da Juventude.

Os jovens viveram a experiência necessária de um acampamento, longe do conforto ou do suporte oferecido pela Casa da Juventude. A atividade também proporcionou novas formas de convivência ao redor da fogueira, além de momentos de canções, partilhas e reflexões.

Para Gabriela Gomes Minatel, da 2ª série C, aquilo que parecia impossível de ser feito foi uma das melhores experiências já vividas: “Ficar três dias acampada, sem energia, chuveiro e banheiro… dormir em barraca e cozinhar na fogueira, sujar-se na lama, andar sobre as pedras e tomar banho de rio é uma aventura e tanto, algo difícil de imaginar, mas que foi feito por todos nós, alunos, ex-alunos e funcionários do Colégio, da melhor maneira possível. A amizade feita pelo grupo fez valer a pena cada momento”.

“A convivência também passou pela divisão de responsabilidades. Todos participavam de tudo: cozinhar, limpar, carregar material, montar as coisas. Todas as turmas deveriam passar por uma experiência dessas.”, partilhou Denis Davi Pereira, membro da equipe do Pinheiral.

Victor Sobierajski dos Santos Machado, aluno da 3ª série C, sugeriu que a experiência do acampamento em Pinheiral passe a ser oferecida a outros grupos, mas alerta que é preciso ter vontade de vivenciar algo diferente daquilo com que se está acostumado: “Sem sombra de dúvidas, esse Pinheiral tem que acontecer mais vezes com aqueles que desejam viver algo diferenciado nas suas vidas”.