A mais nova vereadora-mirim da Câmara Municipal de Florianópolis tem apenas 12 anos, mas já revela: “Sempre gostei de política. Meu bisavô foi um dos primeiros prefeitos de Santo Amaro da Imperatriz, e meus pais me apoiam bastante. Interesso-me pelo lado social.”

Acostumada a resolver os problemas da turma quando é líder de sala, a aluna do 8º ano do Colégio Catarinense, Bárbara Becker Teixeira sente-se realizada com a posse na Câmara Municipal de Florianópolis. Ela já adianta: “Eu já tenho algumas coisas que quero fazer, como dar mais estrutura para o projeto “Lagoa Social”, colocar as faixas de pedestres nas escolas perto dos portões de entrada e saída, cuidar para que os esgotos não fiquem entupidos e ainda investir mais no esporte”.

Pedro Lucino da Silva, professor de Filosofia do CC, acompanhou a aluna na posse junto à CMF. Ele concorda com as afirmações da aluna, e complementa: “A Bárbara sempre busca tomar decisões pensando no coletivo. Nós acompanhamos sua trajetória de vida acadêmica desde pequena. Bárbara sempre se revelou bastante honesta com todos, transparente, ela sempre consulta os demais para deliberar sobre qualquer assunto”, compartilha.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da CMF, foram 23 adolescentes, entre 12 e 13 anos, selecionados de escolas públicas e particulares da rede de ensino da capital, que fazem parte, hoje, da Câmara de Vereadores-Mirins de Florianópolis. O mandato dos jovens faz parte do Programa Mirim, aprovado pelo Legislativo em 2005, e o objetivo do projeto é fomentar o interesse da juventude por questões públicas.

“A posse foi legal. Conheci os vereadores e já fiz amizade com todos”. Isso deixa claro que o caminho seguido pela jovem deverá ser seguido com afinco e comprometimento. Bárbara desenha para si um futuro promissor na carreira política.

A Diretora Acadêmica do CC, professora Cléia Bernadete Fritzke Abdalla, afirma que a formação cidadã faz parte do Projeto Político-Pedagógico do Colégio Catarinense. “O verdadeiro educador precisa proporcionar um cenário para o educando, de forma que ele busque se interessar pelo que acontece ao seu redor. Dessa forma, o aluno busca alternativas e estratégias para solucionar e melhorar os problemas da cidade”. É desde cedo que se forma o cidadão, interessado em participar e se envolver nas soluções dos problemas comunitários.

A Comunidade Educativa do CC deseja boa sorte à Bárbara.