O II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica e o VII Congresso Inaciano de Educação, que começaram na terça-feira (6), na PUC/RJ, na cidade do Rio de Janeiro, reúnem membros das equipes diretivas, alunos, pais e educadores das 17 unidades de ensino da Rede Jesuíta de Educação Básica que atuam no Brasil, sob o enfoque de temas como a tradição jesuíta na educação e inovação. A delegação do Colégio Catarinense está representada por 26 pessoas, entre colaboradores técnico-administrativos, docentes, diretores, alunos, pais e representantes da Associação de Pais e Professores.

Nesta quarta-feira (8), a aluna do Colégio Catarinense, Eduarda de Oliveira Rodrigues, da 3ª série C, apresentou seu artigo sobre o impacto do ChatGPT na educação e o dilema entre a conveniência e a autenticidade na escrita. Eduarda destacou a importância da escrita para o pensamento crítico e a autodescoberta, questionando como equilibrar o uso da tecnologia com a preservação da nossa identidade. “Não escrever é viver de acordo com a linguagem de outras pessoas, ou pior, de acordo com edições e refinamentos criados por um ChatBot de inteligência artificial”, Eduarda comentou.

Durante os dois primeiros dias, os congressistas tiveram a oportunidade de participar de oficinas e de diversas conferências com a participação de nomes ilustres como o secretário mundial para a Educação Secundária da Companhia de Jesus, Pe. José Alberto Mesa, SJ, que realizou a conferência de abertura com o tema “A tradição espiritual e pedagógica inaciana propulsora de inovações educacionais”. A palestra foi mediada por Pedro Risaffi, secretário-executivo da RJE e coordenador geral do Congresso.

Os participantes assistiram, ainda, à conferência “Inovação na educação contemporânea em vista de um futuro cheio de esperança”, com David Martín Díaz, educador espanhol, membro do Conselho Consultivo da Fundação Tomillo e autor da obra “Por que educamos?” e Pe. Johnny Go, SJ, educador filipino decano do Gokongwei Brothers School of Education and Learning Design e autor da obra “Aprender por Refração”. A palestra foi mediada pela professora Ana Loureiro, assessora pedagógica da RJE. Para o Pe. Johnny Go, SJ, a tecnologia vem transformando toda a sociedade, inclusive a área da educação, e a exposição às telas tem sido um grande desafio para o processo de aprendizagem. Ele acrescentou que é preciso fazer mudanças na forma de educar, promovendo uma educação baseada em experiências e reflexões. “A missão jesuíta hoje é formar humanos de primeira classe, que vão entender a razão do mundo e praticar ações éticas em favor do outro.”

As conferências estão sendo transmitidas de forma gratuita e ao vivo no canal da Rede Jesuíta de Educação no YouTube, e mais informações podem ser acessadas em redejesuitadeeducacao.com.br

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi #RJE10anos #IIcongressrje #congresso #pucrio #colegiosantoinaciorj