No dia 07 de junho, a Igreja celebra a festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo (Corpus Christi), mas as crianças da Unidade Infantil e Fundamental I anteciparam a comemoração para o dia 06 de junho, quarta-feira, véspera de feriado.

Sempre feita na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, essa celebração nos remete à centralidade eucarística da fé cristã. “Cremos que, pela oração da comunidade reunida proclamando sua Palavra, Jesus Cristo se faz presente em nosso meio, principalmente sob as espécies do pão e do vinho”, revelou Padre Luiz Chang, SJ.

Desde as suas origens, a comunidade cristã reconheceu a importância da Eucaristia, mas foi no século XIII que o Papa Urbano IV organizou essa festa, até então celebrada em diversas datas, inscrevendo-a no calendário litúrgico.

Em Florianópolis, essa festa sempre foi comemorada de maneira intensa e com grande participação popular nas missas e procissões. Um dos atrativos dessa festa é a tradição dos tapetes de serragem e areia colorida e flores.

O Colégio Catarinense sempre participou ativamente, não somente incentivando seus alunos à festa, como também confeccionando tapetes ao redor da Praça XV de Novembro.

Na Unidade do Fundamental I, a coordenação, juntamente com toda a equipe de professores, comemorou essa tradição cultural-religiosa em dois momentos: às 11h, para o turno da manhã, e às 16h20min, para o turno vespertino.

Para as crianças, a festa foi contextualizada pelos professores que os orientaram na procissão e celebração. “Foi lembrada a tradição dos tapetes de flores e serragem, e nossos alunos pintaram tapetes de TNT, que foram expostos em um caminho que se iniciava no Ginásio Padre Nunes e terminava na porta da Igreja Santa Catarina de Alexandria”, disse a Orientadora Religiosa Maria Odete.

As alunas Bárbara Berger Rocha e Luiza Willig, do 1º ano B, envolveram-se na produção dos tapetas e acharam a festa muito legal. “Nós gostamos de pintar. Então foi fácil fazer os tapetes e também divertido”, revelaram as alunas do Fundamental I do CC.

Padre Luiz Chang, SJ, levou o ostensório, que contém a hóstia consagrada, pelo caminho de tapetes feito pelas crianças, e logo na sequência realizou uma missa com a participação de todos os alunos do 1º ao 5º.