O Colégio Catarinense realizou, nos dias 9 e 10 de dezembro, as cerimônias de conclusão do Ensino Médio para os alunos das cinco turmas da 3ª série de 2025. As atividades começaram na terça-feira, 9 de dezembro, com duas missas na Igreja Santa Catarina de Alexandria, e culminaram na quarta-feira, 10 de dezembro, com a solenidade de entrega dos certificados no Centro de convenções CentroSul. 

Missa com formandos 

Durante as celebrações eucarísticas, Padre Eduardo Roberto Severino, diretor-geral do Colégio Catarinense, proferiu uma homilia que marcou o encerramento espiritual-religioso da jornada dos formandos. Em sua mensagem, ele recorreu às leituras litúrgicas do dia para transmitir uma bênção especial aos alunos que concluíam o ciclo formativo. 

"Nas Escrituras, cada uma das bênçãos é acompanhada da ordem de ser fecundos e de multiplicar-se", destacou Pe. Eduardo, completando: "Sejam fecundos (como ovelhas que têm pastor) e multipliquem os dons recebidos (como ovelhas que têm pastor)!". 

O sacerdote também compartilhou uma oração de Padre Pedro Arrupe, SJ, ex-superior geral da Companhia de Jesus, que convida os jovens a encontrarem sentido no amor a Deus: "Não há nada mais importante/prático do que encontrar Deus; ou seja, apaixonar-se por Ele de uma forma definitiva e absoluta, até o fim. (…) Apaixona-te! Permanece no Amor! E tudo será diferente". 

Solenidade de formatura 

O CentroSul recebeu formandos, familiares e educadores para a cerimônia de entrega dos certificados e contou com momentos emocionantes de homenagens aos funcionários docentes e administrativos, pais e amigos. A mesa diretiva foi composta pelo Padre Eduardo Roberto Severino, pela diretora acadêmica Prof. Louisa Carla Farina Schröter, pela diretora administrativa Patrícia Francisca da Costa, pelo coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP) Vítor Biral Bazucco e pela presidente da Associação de Pais e Professores (APP) Gláucia Ramos Muller. 

Homenagens marcam a noite 

Os formandos Maria Eduarda Zimmermann Buffon, Ana Luiza de Medeiros Campos e Valentina Arend Feyh representaram as turmas no discurso oficial, refletindo sobre a trajetória escolar e os desafios superados ao longo dos anos. 

Em homenagem aos professores, as estudantes destacaram a dedicação individual de cada educador. "Vocês nos ensinaram a ser pessoas melhores, e esses valores jamais serão esquecidos", declararam Rafaela Gonçalves de Castro Faria, Gabriela Farrapeira Muller e Thiago de Andrade Bernardes. 

A gratidão aos funcionários foi expressa por Cecília Murakami da Silva, Raphaela Luiza Gonçalves Costa e Luiz Gustavo Miranda Aversa, que reconheceram o trabalho de toda a equipe do Colégio, desde a coordenação até a equipe de limpeza. 

O momento mais tocante da noite ficou por conta da homenagem aos pais, conduzida por Maria Cardoso Mendes, Maria Eduarda Broering Eller e Gustavo Moreira de Moraes Lima.  

Palavra da direção 

O coordenador da Unidade de Ensino III, professor Luiz Henrique de Souza Neves, proferiu uma mensagem especial aos formandos, lembrando que "a verdadeira amizade não é cega, mas enxerga defeitos nos corações amigos, sabe amá-los e entendê-los mesmo assim". 

Por sua vez, Pe. Eduardo ressaltou que a formação no Colégio Catarinense vai além da transmissão de conhecimentos curriculares. "Somos formados com e para os demais, para sermos mediadores e colaboradores da realização, para além de nós mesmos, do outro", enfatizou, citando os valores da Pedagogia Inaciana.  

Em seu discurso, o diretor-geral destacou a missão educativa do Colégio Catarinense, que completou seus 120 anos de história neste ano. "Cada um de vocês é membro dessa longa história e, a partir de hoje, inscreve-se, como tantos outros, no livro dos formandos do Colégio Catarinense", afirmou. 

Destaques acadêmicos 

A cerimônia também celebrou os alunos que se destacaram academicamente ao longo do ano letivo. Com um total possível de 1.050 pontos, os melhores alunos de cada turma foram homenageados: 

  • 3ª série A: Maria Eduarda Zimmermann Buffon (1.021,5 pontos); 
  • 3ª série B: Valentina Arend Feyh (1.032,9 pontos) – melhor aluna de todas as turmas; 
  • 3ª série C: Natália Zambelli Antognoni (1.021,5 pontos); 
  • 3ª série D: Rafaela Gonçalves de Castro Faria (974,6 pontos); 
  • 3ª série E: Thiago Colussi Skerkoski (1.027 pontos). 

Valentina Arend Feyh recebeu o prêmio de melhor aluna de todas as turmas das terceiras séries do Ensino Médio, sendo homenageada pelo Pe. Eduardo e pela presidente da Associação de Pais e Professores, Gláucia Ramos Muller. 

Encerramento emocionado 

Os professores Pedro Giovani Baesso e Lia Mara Wedy fizeram a chamada nominal de cada formando de todas as turmas. Os alunos receberam seus diplomas das mãos de seus professores regentes e demais educadores que os acompanharam durante o último ano letivo. 

A cerimônia foi encerrada com votos de sucesso, de feliz Natal e de 2026 repleto de bênçãos para todos os presentes, além de uma calorosa salva de palmas para todos os formandos.