Os alunos do 3º ano da Unidade de Ensino I do Colégio Catarinense estão realizando até o dia 15 deste mês uma visita a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Nessa visita, os conteúdos fixos mostrados em sala de aula dão lugar a processos abertos de pesquisa e comunicação, envolvendo a criança na própria educação. Então, é ela própria a principal interessada no aprimoramento das estratégias de construção do seu saber através de um ensino interativo.

A atividade extraclasse faz parte do estudo que vem sendo feito em sala, com base no livro de Mário Pereira – “História de Florianópolis para ler e contar”, que fala sobre as fortificações de Florianópolis. Esse conjunto, Patrimônio Histórico Nacional, permaneceu abandonado e em ruínas ao longo de muitos anos. Atualmente, as fortalezas são gerenciadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Conhecê-las significa desfrutar de uma verdadeira viagem no tempo.

“Essa saída propiciou às crianças verem in loco o que eles viram em sala de aula, toda parte teórica hoje foi confirmada com a parte prática. Eles aprenderam através de brincadeiras e dinâmicas diferentes. A guia explicou sobre a chegada dos portugueses, a chegada de Dias Velho e Floriano Peixoto, foi dado todo o enfoque histórico que eles tiveram em sala de aula.” relatou Ana Vianice, orientadora pedagógica.

Nessa atividade, foi feita uma abordagem metodológica com base no materialismo histórico dialético, que considera que os fatos não podem ser dissociados do contexto social, político e econômico em que vivemos. O Colégio Catarinense procura, através da pesquisa exploratória, contribuir com educadores que pensam a educação de forma prazerosa e lúdica.