Em homenagem ao dia do folclore, comemorado hoje, no dia 22 de agosto, a equipe da Biblioteca está realizando a hora do conto, com o tema “Folclore de Florianópolis”.

A equipe de colaboradores da Biblioteca do CC, usando de criatividade e de muita produção visual, caracterizou-se para contar lendas das bruxas que habitam a Ilha da Magia.

         

 

Todas as crianças da Unidade de Ensino I participaram e se divertiram muito durante a participação nas histórias do folclore. Muitas se mostraram surpresas quando perceberam que as bruxas haviam se transformado em pedras, sem nem terem percebido.

De geração em geração, inúmeras lendas, mitos, danças, cantigas e costumes são transmitidos. Folclore é a reunião de tudo isso, que chamamos de cultura e tradição.

O folclore de Florianópolis é muito rico, e a lenda das Bruxas de Florianópolis é típica da cultura açoriana e ilhéu.

Os antigos habitantes da Ilha de Santa Catarina acreditavam que as bruxas eram mulheres que viviam nas comunidades isoladas de Desterro, antigo nome de nossa terra. Os moradores mais antigos da ilha afirmam que as bruxas eram más, e suas vítimas eram sempre crianças, animais pequenos e lavouras em crescimento.

   

A receita para espantá-las? Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, toda sexta-feira, às 18h, e sempre ter alho no bolso, para proteção. A sabedoria popular diz que a bruxa de hoje não tem qualquer aparência especial. É uma mulher comum e pode ser, inclusive, uma moça bonita. Se o povo fala, vai saber…

Feliz Dia do Folclore!