As provas de proficiência em língua alemã (níveis A1 e A2), aplicadas anualmente pelo Instituto Goethe no Colégio Catarinense e nas demais escolas parceiras, aconteceram nos dias 27 e 28 de outubro. Essas provas são pré-requisito para os alunos que desejam concorrer a uma das bolsas de estudos na Alemanha, oferecidas pelo PASCH.

“Os momentos que antecederam a prova foram de ansiedade, já que ninguém quer perder a oportunidade de vivenciar diretamente a língua e a cultura alemã no país de Goethe”, disse a professora de alemão, Lourdes Claudete Schwade Sufredini. Segundo ela, a preparação para a prova ocorre ao longo do ano, quando se busca a aprendizagem das quatro habilidades testadas durante a prova: a compreensão auditiva, a leitura e interpretação de textos, a escrita e a oralidade. As aulas de Alemão são voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento dessas habilidades, e as provas da disciplina são elaboradas visando a preparar o aluno progressivamente, de maneira que se sinta seguro e confiante no dia do FIT IN DEUTSCH − nome oficial da prova.

Segundo a aluna Luiza Della Giustina, da 1ª série D, “os conteúdos e o grau de dificuldade da prova estavam de acordo com as aulas e com a faixa etária”.  Outra aluna que fez a prova, Ana Luiza Mees, da 1ª série F, destacou a importância do FIT para os estudantes: “O Fit estimula o estudante. Após a realização da prova, o interesse pela língua aumenta, porque o exame avalia conhecimentos básicos relativos ao idioma, como pequenos diálogos presentes no cotidiano”. Além disso, Ana Luiza destacou a seriedade da prova, que é reconhecida internacionalmente.

No Colégio Catarinense, desde 2014, o curso de Alemão passou a ser oferecido também na Educação Infantil. O objetivo é despertar ainda mais cedo o interesse pela Alemanha do século XXI e preparar os alunos para os desafios da modernidade e da globalização.