O baile estava preparado, e a comida aguardava os famintos habitantes das cavernas, todos vestidos a caráter e parados em poses ferozes para as fotos. Os tecidos e as mantas imitavam peles de animais, os cabelos, se não tinham ossos, estavam totalmente desordenados: esses foram os personagens principais do Baile da Pré-história, da Unidade I.
O projeto buscou fazer um resgate da história do ser humano e mostrou que os grupos sociais têm diferentes características em diferentes espaços e tempos vividos. “As crianças trabalharam com as descobertas feitas pelo homem (fogo, roda, agricultura e pecuária) e a importância que tiveram para a evolução histórica e social. O tema foi trabalhado para que as crianças tivessem um entendimento da sociedade atual e da evolução tecnológica”, afirmou Jeanice Schmidt Bulik, orientadora pedagógica e integrante da equipe que desenvolveu o projeto.
Outro aspecto importante foi trabalhado nesse projeto: a necessidade de o homem modificar o ambiente em que vive na busca da melhoria da qualidade de vida, levando em conta a manutenção do meio ambiente sustentável em comunhão com a proposta do projeto Lixo Zero. Os desenhos e as letras incitaram a leitura, provocando o diálogo com a imagem, com a palavra, a fim de atribuir-lhe sentido e interpretação.
Pais que ajudaram seus filhos a se fantasiarem para o dia do baile e enviaram um prato típico que representasse a alimentação dos homens naquela época ficaram encantados com a proposta pedagógica.
A comunidade educativa do CC parabeniza as professoras do 2º ano, Cristina Matos, Carla, Vandessa de Faria , Cibele Bernardes e Elisa Aguiar que, sob a orientação pedagógica da professora Jeanice Schmidt Bulik, dedicaram-se ao projeto, inclusive na instalação de uma caverna pré-histórica e na criação de um grande baile na caverna.