Os alunos do 9º ano do Colégio Catarinense participaram, na última sexta-feira (14/11), da prova simulada que vai selecionar estudantes para bolsas de estudo válidas para todo o Ensino Médio, nos anos de 2026 a 2028. No total, mais de 200 alunos participaram da avaliação, que consiste em uma das formas de garantia de abatimento do preço da anuidade escolar das séries do Ensino Médio pelo Programa de Bolsas de Estudo de Desempenho Acadêmico (PBDA).

Esse programa de bolsas é ofertado em duas modalidades: melhores notas no simulado e desempenho de excelência no 9º ano. Em ambas, o primeiro colocado conquista a bolsa integral (isenção de 100% das mensalidades), enquanto o segundo recebe bolsa correspondente a 50% do valor das mensalidades, durante todo o Ensino Médio.

O simulado contou com 60 questões objetivas, divididas entre as quatro áreas do Exame Nacional do Ensino Médio, contemplando as áreas de Linguagens, Ciências da natureza, Ciências humanas e Matemática. Ao todo, o Catarinense está oferecendo quatro bolsas de estudo para os melhores alunos do 9º ano, garantindo a formação em um Colégio com tradição e excelência acadêmica e humana.

O Programa reconhece e premia o esforço acadêmico dos alunos que se destacam ao longo do 9º ano do Ensino Fundamental, garantindo-lhes a oportunidade de cursar o Ensino Médio em um dos colégios que mais aprova estudantes nos vestibulares das principais universidades do Brasil e do exterior. Ao disponibilizá-lo em duas modalidades de bolsas, ampliam-se as chances para diferentes perfis de desempenho acadêmico.

Na véspera do simulado (13/11), os estudantes participaram de um aulão preparatório, que contou com a presença dos professores do Ensino Médio para uma importante conversa sobre essa nova etapa, seus desafios, possibilidades e escolhas acadêmicas. O resultado do processo será divulgado em dezembro.