Na última semana de aula no CC, os alunos do Infantil III participaram da 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis na Sessão Escola. As crianças assistiram a algumas produções com temas variados. Entre os curtas-metragens preferidos, ganharam destaque os seguintes títulos: “O macaco e o rabo”, “A mula teimosa e o controle remoto”, “Vovó tá na cozinha”, “Caranga – do outro lado do manguezal”, “Batuta, o ratinho aventureiro”.

Além de escolherem o filme preferido, as crianças já opinam sobre a presença no festival. “O ratinho Batuta era muito engraçado, porque ele andou de moto e de carro. Eu acho que é importante ir à Mostra de Cinema quando as professoras e as mães convidam, porque é bem legal”, comentou a aluna Letícia Lacotis Lehmkuhl.

O Colégio Catarinense incentiva a participação dos alunos nos eventos culturais como parte da formação integral, agregando valor à formação curricular. Para as professoras, participar desse evento foi uma oportunidade de apresentar aos alunos a produção nacional. “As crianças curtiram bastante assistir aos curtas apresentados, prestigiando e valorizando a cultura nacional”, afirmaram as professoras Danusa Bittencourt e Michela Helou.

A ida à “Mostra de Cinema” foi uma verdadeira aventura para as crianças. A experiência transcendeu o evento, pois até mesmo a viagem de ônibus foi interessante para os alunos. “Eu acho importante ter assistido à ‘Mostra de Cinema’. Sabe que eu já tinha ido com a minha mãe no sábado e assisti a um filme de uma hora, mas ir de ônibus à mostra com a turma foi mais legal”, comentou a aluna Aymê Giusti Dadam. “Tudo é muito legal, foi a primeira vez que eu fui à mostra de cinema com a turma e fiquei bem feliz”, disse Mateus Michelucci Gomes.

“A Mostra de Cinema Infantil abre portas para uma nova experiência estética para nossas crianças, tão acostumadas aos filmes da Disney e seus desdobramentos. O objetivo de, a cada ano, ampliar o público para as produções nacionais e/ou alternativas vem sendo atendido, e, nessa participação na Mostra, isso se tornou perceptível através dos olhares curiosos e risadas das crianças durante a exibição e de seus comentários entusiasmados na volta para a escola. Esperamos que, no ano que vem, possamos estar presentes novamente”, comentou a Professora Sara Duarte Souto-Maior.

A Professora de Artes Visuais, Tânia Regina Coelho, destacou a importância de se ampliar o conhecimento de mundo e experimentar as diferentes formas de linguagem. “Experiências assim nos fazem sair do lugar comum, sair do ambiente escolar, sentar em uma sala escurinha, ver, ouvir e se permitir sentir emoções diferentes. Dá medo, ansiedade, alegria. Tudo isso nos possibilita uma abertura de olhar, ver a vida por outros olhares, estreitar laços de relacionamento com colegas e alunos. É lugar onde todos se abrem para o novo. Lugar de aprender com prazer”, explicou a Professora de Musicalização, Claudia Hollebem.