Na última quinta-feira (04), os alunos da terceira série do Ensino Médio participaram de aula magna com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC). Esse foi o primeiro encontro das instituições com jovens estudantes de escolas catarinenses.

A aula faz parte do projeto “Tudo a Ver”, em que o público-alvo são estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e das escolas particulares, e tem como objetivo apresentar aos jovens as instituições democráticas de seu Município, Estado e País; desmistificar e familiarizar os jovens com os temas do universo jurídico e político; estimular a cultura do debate entre os estudantes, tendo como foco assuntos ligados ao exercício da cidadania; e contribuir para que os jovens possam votar de forma consciente nas próximas eleições.

A jornalista Elaine Maieski (Band SC) foi a mediadora do debate que contou com a participação do juiz Sérgio Luiz Junkes (presidente da AMC – Associação dos Magistrados Catarinense); do presidente do TRE/SC, desembargador Vanderlei Romer; do coordenador do projeto, Juiz Fernando de Castro Faria; dos jornalistas Carlos Damião (RIC Record) e Rafael Martini (RBS); do diretor-geral do Colégio Catarinense, Afonso Luiz Silva; e do professor de Filosofia, Pedro Baesso.

Para o juiz Sérgio Luiz Junkes, “é preciso que se trabalhe em prol das futuras gerações, para que participem e vejam a política como algo positivo. A iniciativa da AMC é fazer justamente isso, conversar com os jovens sobre esse assunto”.

O Juiz Fernando de Castro mostrou preocupação em relação a recentes pesquisas que mostram que houve uma redução de 31%, em quatro anos, no número de jovens brasileiros entre 16 e 18 anos que optaram por emitir o título de eleitor, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Isso demonstra que os jovens estão desinteressados pela política e desacreditados de muitos políticos. O projeto busca mostrar a esses jovens que é importante participar da vida política e despertar seu interesse.

Já o diretor-geral do CC, Afonso Luiz Silva, falou que acredita na democracia, e o voto é a melhor arma que o cidadão tem. “Política tem a ver com todos nós, esse país tem jeito, sim, temos que saber dizer não àqueles que não são fiéis à sua plataforma de governo”, destacou.

O aluno Bruno Colossi, da 3ª série A, disse que “o espaço foi muito interessante, porque conseguimos aprender um pouco mais sobre o tema. Mas considerando que política e eleições são assuntos muito amplos, acredito que precisaríamos de mais um dia, talvez uma semana, para esclarecer todas nossas dúvidas.”

O encontro também proporcionou novos olhares sobre o processo eleitoral e acentuou a importância do voto. “Achei muito legal, porque eu tinha muita dúvida sobre o assunto e, por isso, acabei não fazendo meu título, mas agora estou motivada e, com certeza, votarei nas próximas eleições”, relatou Beatriz Knoll, aluna da 3ª série D.