Na última quinta-feira (23), os alunos de Alemão do Colégio Catarinense participaram da gincana Autobahn, que é uma espécie de jogo criado na Finlândia, há quatro anos, por um alemão. O jogo tem sido praticado em várias escolas do Brasil e se baseia nas vias rápidas, comuns nos países europeus.

Para jogar, os participantes recebem pistas para percorrer as cidades da Alemanha e da Áustria, em posse de um passaporte fictício. “O Pasch importou a gincana para o Brasil e a adaptou neste ano. Havíamos feito um projeto-piloto em Teresina, que deu muito certo… as crianças gostaram e os professores também. Agora, estamos divulgando em todo o Brasil”, relatou a professora Susanne Gattaz, do Instituto Goethe, que coordenou a gincana.

Em Santa Catarina, essa foi a primeira edição do evento, que já passou por três estados e esteve em Florianópolis em parceria com o Colégio de Aplicação e o Colégio Catarinense. “É uma gratificação muito grande para nós, do Colégio, podermos participar de um projeto tão encantador como essa gincana Autobahn; muito bem estruturada, muito bem montada… os alunos estão participando ativamente, e a importância maior vai além dessa integração entre os alunos, uma vez que divulga essa língua e cultura, pois cada estação traz alguma coisa interessante sobre a Alemanha e a Áustria. Além disso, é muito positiva a integração com o Colégio de Aplicação da UFSC, que também é uma escola parceira”, declarou a professora Lourdes Claudete Sufredini.

A atividade é parte de uma iniciativa do governo da Alemanha, através do seu Ministério de Relações Exteriores, e tem o intuito de aproximar os alunos da cultura alemã, bem como incentivar novos alunos a se interessarem pela língua. Lucas Hoffmann Perfeito, que já havia visto vídeos na internet, achou a atividade bem interessante. Lucas iniciou o estudo do alemão em 2014, mas diz estar sendo suficiente para participar das provas. Com essa mesma proposta de ensino de língua alemã, o Colégio Catarinense, através do Projeto PASCH e do Instituto Goethe, oferece provas de proficiência, denominadas  FIT IN DEUTSCH, anualmente. Essa prova é dividida em duas modalidades, oral e escrita, e nelas serão testadas as quatro habilidades: ouvir, ler, escrever e falar. O aluno aprovado receberá um Certificado, reconhecido pelas instituições de ensino brasileiras e alemãs, que constitui um pré-requisito para concorrer à bolsa de estudos na Alemanha.