Na última sexta-feira (24), no período da manhã, os alunos do Colégio Catarinense participaram da Simulação de Organizações Internacionais para estudantes do Ensino Médio (SiEM), no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, para discutirem, de modo aprofundado, fatos históricos e assuntos da atualidade que causam impactos na sociedade. No evento, cada colégio participante representa um país, e os estudantes exercem o papel de autoridades, como chefes de Estado e diplomatas.

O SiEM é um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos de Relações Internacionais (RI) da UFSC, coordenado pelas professoras Patrícia Ferreira Fonseca Arienti e Graciela de Conti Pagliari. O objetivo é fomentar a educação e a cultura dos jovens por meio da simulação dos processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais, entre elas, a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia, entre outras.

“Participar do SIEM é uma experiência única e, apesar de ser uma simulação, a atividade desenvolvida é muito fiel aos moldes da ONU. É muito legal participar, principalmente agora, no Terceirão, pois nos dá a oportunidade de conhecer melhor alguns cursos, como: Relações Internacionais, Direito e Administração. Também nos ajuda a desenvolver mais habilidade para falar perante o público, é um misto de experiências novas sendo coletadas, o que complementa a nossa experiência”, declarou Theodoro Ganzo Aydos, aluno da 3ª série B.

Neste ano, os alunos participantes fizeram cinco simulações no âmbito de três Organizações Internacionais diferentes. As temáticas abordadas foram: Anexação da Crimeia à Rússia e o Grupo Estado Islâmico (ISIS), na Organização das Nações Unidas (ONU); o processo de Adesão da Turquia à União Europeia, no Conselho da União Europeia; e as Bases Militares Estadunidenses na Colômbia, na UNASUL.