A Junior Achievement realizou mais uma formatura do programa Miniempresa, em Florianópolis, no Teatro Pedro Ivo. Na solenidade, o paraninfo das turmas foi o diretor regional do Senai/SC, Sergio Roberto Arruda, presidente do Conselho Diretor da entidade.
Os jovens tiveram a oportunidade de participar também de um simulador de negócios, o MESE (Management and Economic Simulation Exercise), e os alunos premiados eram do Colégio Catarinense, da miniempresa NID SA/E.  “Com o programa, despertamos nos jovens o espírito empreendedor, além de dar a ele uma nova visão sobre o que quer o mercado de trabalho”, declara Evandro Badin, diretor executivo da Junior Achievement em Santa Catarina.
A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, envolvendo mais de nove milhões de jovens por ano em 123 países. Presente em Santa Catarina desde 1997, já beneficiou mais de 180 mil jovens no estado, através do envolvimento de 90 empresas e quatro mil voluntários.
Através do método “aprender fazendo”, 25 alunos, durante 15 encontros semanais, escolhem um produto, confeccionam e comercializam. O capital necessário para iniciar o negócio é levantado com a venda de ações. Eles organizam a administração, elegem um Presidente, seus Diretores, funcionários, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos. No final, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados a uma instituição beneficente, à escolha da miniempresa.
“Essa oportunidade desenvolve, além do espírito de liderança, a ideia de empreendedorismo, favorecendo, inclusive, a escolha de uma profissão voltada à administração de empresas. Considerando a preocupação do Colégio Catarinense com a formação integral do aluno, esse projeto vem acrescentar créditos, tendo em vista uma visão prática do mundo empresarial, o que só resulta em pontos positivos”, afirma o coordenador do Ensino Médio Afonso Silva.
Para a aluna da 2ª Série E, Natália G. Lummertz Silva, participar da Miniempresa foi uma experiência importante na formação escolar: “a Junior Achievement nos permite ter um gosto de como as coisas funcionam na prática, pois aprendemos sobre a organização de uma empresa, a divisão de tarefas, responsabilidades, definição de metas e prazos, a existência de uma competição entre empresas e a disputa pela satisfação do cliente”.
A NID (Novas Ideias Design) produziu um enrolador de fone chamado Wrapped, que foi bem aceito pelos consumidores. De acordo com Gabriel Lemos Reinelli, aluno da 2ª série E, a divisão de tarefas foi um dos aprendizados que o marcou. “Cada um precisa cuidar da sua parte para o sucesso do produto final”, disse o Presidente, premiado e satisfeito por retribuir aos acionistas da sua empresa 50% de lucro.