Em uma solenidade bastante prestigiada por alunos, pais e responsáveis, professores e comunidade educativa, aconteceu ontem (12/11), no Auditório João Paulo II, a entrega de certificados para  54 alunos do curso de alemão do Colégio Catarinense. Ao todo, mais de 140 estudantes fazem aulas de alemão.

Os alunos do 5º ao 9º ano e do Ensino Médio participaram, regularmente, das aulas de alemão que o Colégio oferece dentro do projeto de Atividades Complementares. “Além da língua inglesa, o alemão tem despontado como uma importante qualificação no cenário internacional, notadamente na diplomacia, no comércio e no turismo”, salientou a professora Louisa Carla Farina Schröter, diretora acadêmica.

O Colégio Catarinense faz parte de uma rede global de mais de 2000 escolas espalhadas pelo mundo que são parceiras do Projeto Pasch, uma iniciativa que congrega escolas que tenham uma ligação especial com a Alemanha. Em Santa Catarina, o CC é parceiro há mais de uma década do projeto e do Instituto Goethe, que traz resultados positivos, a cada ano, por meio da oferta de oficinas de alemão.

Essa parceria de mais de uma década tem possibilitado aos alunos concorrer a bolsas de estudo na Alemanha para os principais programas de intercâmbio estudantil, inclusive em universidades, proporcionando um maior aprofundamento na língua e na cultura alemãs. Alguns alunos relataram suas experiências na Alemanha, entre eles Amábile Bettiol, Henrique Glavam e Pedro Zimmermann, que retornaram, este ano, de intercâmbios em diferentes regiões do país.

No dia 17 de novembro, os alunos Elisa Romero, Eduardo Kuner e Alissa Moreira embarcam para Alemanha pelo Programa Probestudium, para duas semanas de estudos e imersão no idioma. Outros três alunos do Ensino Médio, Eduador Reitz, Maria Fernanda Honório e Gustavo Luz, que estão neste momento na Alemanha, enviaram vídeos contando um pouco do dia a dia e das vivências de cada um naquele país.

Para a diretora acadêmica Louisa, “o ensino da língua alemã, assim como o inglês e o espanhol, também oferecidos pelo Catarinense, vem ao encontro da filosofia da Companhia de Jesus, que está atenta, de forma muito particular e abrangente, à questão da cidadania global, por meio de vivências, trocas de experiências e engajamento dos alunos em outras culturas”. A diretora salientou, ainda, que dentre as escolas associadas à Iniciativa Pasch, o Colégio Catarinense é o mais premiado pelo Instituto Goethe, e que vários alunos do CC já participaram de experiências de intercâmbio fora do país, “resultado do nível de excelência que o colégio imprime nas oficinas de línguas”.

Língua alemã já é a segunda mais usada na economia internacional

O ensino da língua alemã não é novidade no Colégio, já que, desde 1906, o idioma foi ofertado aos alunos, sendo interrompido entre 1938 e 1998. Aprender outra língua vai além da possibilidade de um novo canal de comunicação, pois impulsiona o conhecimento de diferentes realidades e permite mergulhar em um novo contexto, expandindo os horizontes e favorecendo o amadurecimento humano, emocional e intelectual. Ter fluência em uma ou mais línguas é tão necessário como saber escrever seu próprio nome, pois permite enxergar novas perspectivas e novos caminhos.

E, entre as principais línguas mundiais, o inglês e o alemão despontam como as mais utilizadas nas áreas comerciais. Depois do inglês, a língua alemã é a segunda mais importante no mundo nas áreas do comércio, do turismo e da diplomacia, o que impulsiona um vasto leque de oportunidades.