Os alunos das 2ªs séries participaram, hoje (12/09), de uma atividade pedagógica que simulou o trabalho dos representantes de Comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) e debateram diversas questões do interesse mundial no 1º SiEM ONU Colégio Catarinense.

O evento teve como objetivo principal trazer luz à discussão acadêmica de temas globais, como as deliberações do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Conselho de Segurança, Tribunal Penal Internacional e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O Simulado busca estimular a criatividade, o conhecimento e a tolerância, além de possuir um caráter multidisciplinar de ensino.

Imbuídos do espírito formal que o evento sugere, e vestidos a caráter, os cerca de 150 estudantes, representando diversos países, participaram dos debates e tiveram que utilizar técnicas de argumentação e contra-argumentação para defenderem ou refutarem os temas abordados. No Brasil, simulações como essa já são realizadas em diversas universidades, como a UFSC –  referência nacional nesse projeto -, nos cursos de Relações Internacionais e em colégios de Ensino Médio, por exemplo.

Esta é a primeira vez que a iniciativa acontece no Colégio Catarinense e, para o professor de Geografia, Rodrigo dos Passos, esse tipo de exercício prático permite ao aluno criar senso crítico, respeitar opiniões diversas e aprimorar o poder de argumentação. “Os alunos que participam do evento são levados a debater pontos de vista e a contrapor, muitas vezes, realidades distintas das suas próprias opiniões. Nossos alunos saem contentes por estarem contribuindo para um mundo melhor”.