img208Os sete alunos do 8º e 9º ano do Colégio Catarinense, vencedores do 1º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação, receberam, hoje, os exemplares do livro “Que Mundo queremos deixar às crianças que estão a crescer?”, com seus trabalhos publicados. O Concurso reuniu, numa primeira etapa, 260 trabalhos de 13 colégios jesuítas de todo o Brasil e, numa segunda etapa, intitulada seleção externa, 143 redações foram selecionadas. Essas 143 produções seguiram para votação aberta, que durou 2 meses e atingiu um total de 4593 votantes, através da plataforma Moodle.

Nessa etapa, foram escolhidos 66 trabalhos, entre produções textuais e produções artísticas.  As alunas Betina Perin Rezende (9º D), Brenda Lopes Ventura de Souza (9º C), Lara Marques Coelho (9º A) e Isabela Castello Branco Nappi (9º E) tiveram seus trabalhos selecionados na área de Produção Textual. Já os alunos, Catarina Martins Machado, Sofia Schneider dos Anjos (8º B) e Luiz Henrique Donadel (8º D), em dupla com o estudante Patrick Kotrozini Jonikian foram vencedores na área de Produções Artísticas. A entrega dos exemplares aconteceu no Colégio com a presença dos professores orientadores do trabalho, pais e familiares dos alunos vencedores.

O concurso de Redação e Arte envolveu mais diretamente estudantes e professores do 7º e 8º ano de 2016, que tiveram oportunidade de participar do primeiro projeto transversal da RJE. A escolha do tema central, “Sustentabilidade e o meio ambiente”, sob o slogan “Que mundo queremos deixar às crianças que estão a crescer?” remete a importantes movimentos da Igreja Católica e da Companhia de Jesus no mundo, motivando jesuítas e colaboradores a somarem forças e criatividade na construção de consciência e de compromisso ecológicos. A troca de experiências e informações entre estudantes dos colégios da Rede foi o objetivo central do projeto, ampliando e fortalecendo a consciência sobre a temática.

Como referenciais teóricos do projeto, há o destaque para o tema da Campanha da Fraternidade de 2016, promovida pela CBBB, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, a encíclica Laudato Si, lançada pelo Papa Francisco em 2015 e o documento da Companhia de Jesus “Curar um mundo ferido” (2011), elaborado pelo secretariado de Justiça Social e Ecologia da Companhia de Jesus. Além desse material, estudantes e professores puderam ter como subsídio uma vasta literatura e pesquisas produzidas na área.

imagem topo

“Realmente o Concurso fez com que eu parasse para refletir sobre as questões ambientais que afetam todo o mundo. Senti que podia contribuir através do meu texto”, disse Brenda Lopes Ventura de Souza, (9º C), vencedora na categoria Produção Textual. As alunas Catarina Martins Machado e Isabela Castello Branco Nappi (8º) também são da mesma opinião. Elas tiveram seus trabalhos publicados no livro na categoria Produção Artística e precisaram refletir muito antes de partir para o desenho artístico. “Nós pensamos muito sobre o tema e as ideias foram surgindo”, disse Catarina, ainda surpresa com o resultado.

Na apresentação do livro, o Delegado para a Educação Básica da BRA, P. Mário Sündermann, reforça, justamente, este ponto, o da reflexão e formação da consciência sobre os problemas ambientais no mundo.”… mais importante do que definir os vencedores das produções textuais e escritas, foi aprofundar a nossa consciência e responsabilidade ambiental, pensando em soluções criativas arrojadas para os desafios ambientais que assolam nossa casa comum”, diz P. Mário Sündermann. Segundo ele, a proposta é fortalecer a iniciativa nos próximos anos, com o intuito de construir uma educação de excelência e aberta aos desafios do mundo em suas dimensões local e global.  A partir dessa proposta, no último mês de abril foi anunciado o 2º Concurso, com a temática Fraternidade, Biomas brasileiros e Defesa da vida. A divulgação interna já começou e a produção de textos e desenhos deve acontecer até 28 de julho.

O livro referente ao 1º Concurso será vendido na biblioteca do Colégio e durante a Feira do Livro. O valor arrecadado será utilizado para fortalecer os projetos da Amazônia, segundo Plano Apostólico da BRA.