Os alunos e alunas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram, no decorrer desta semana, da palestra sobre as novas tendências do ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio tem se consolidado, cada vez mais, como meio de acesso de jovens ao Ensino Superior.

Segundo a Orientadora Educacional Lucinéia Guarezi Mengarda, a preparação dos alunos para avaliações externas, como vestibulares ou provas do ENEM, precisa acontecer ao longo da escolaridade. “Os alunos devem se organizar para estudar todos os dias, e não apenas na véspera das provas. Um estudante comprometido sabe que seu aprendizado não termina quando a aula do dia chegou ao fim: ele deverá repassar conteúdos, aprofundar conceitos e se dedicar à vida acadêmica de forma cada vez mais autônoma”.

As palestras foram realizadas pela Assessora Acadêmica do Colégio, professora Louisa Carla Farina Schröter. A partir de uma leitura de contexto, foram elencados motivos para que os alunos façam as provas do ENEM de maneira consciente e comprometida.

Segundo Louisa, além de selecionar jovens para o Ensino Superior, o ENEM certifica o Ensino Médio, funciona como passaporte para programas como FIES, PROUNI, SISU, habilita candidatos para o Programa Ciência sem Fronteiras e, também, prepara-os para assumirem vagas remanescentes em vestibulares, como o da UFSC.

Essa iniciativa visa a contribuir para que os alunos do Ensino Médio se tornem mais esclarecidos sobre os processos de avaliação externa e possam se organizar desde cedo perseguindo objetivos claros em sua formação acadêmica.