A Olimpíada do Colégio Catarinense fortalece os traços do esporte e da atividade física na formação integral dos nossos alunos, mas as atividades dessa semana vão muito além da bola e de outros torneios esportivos. Na programação da Olimpíada do CC, as turmas pontuam em diversas outras atividades.

O desfile de abertura é a primeira dessas atividades, acompanhado da escolha do nome das equipes, dos seus uniformes e das bandeiras que colorem os recantos do Colégio Catarinense. Na cerimônia desse sábado, os alunos apresentaram coreografias, evoluções e adereços, sempre respeitando o tema proposto no conjunto da apresentação. A diversidade e a pluralidade são marcas desse momento especial na semana olímpica.

As atividades culturais são compostas das seguintes disputas: Quiz/Cérebro, Torneio Intelectual, Gincana Científica, Olimpíada de Matemática e Show de Bandas. Os alunos de 6º, 7º e 8º anos participam do Quiz/Cérebro, respondendo a diversas questões de conhecimentos gerais de acordo com sua formação. Os alunos do Ensino Fundamental também participam da Olimpíada de Matemática.

“A Olimpíada propicia o desenvolvimento do espírito de equipe. Isso acontece também nas atividades culturais, ao verificarmos as múltiplas habilidades em uma turma. Os torneios de cunho cultural e intelectual são um momento importante vivenciado pelos nossos alunos, quando também interagem com nossos professores. A Olimpíada favorece a aplicação dos conhecimentos de sala de aula e das vivências advindas de conhecimentos gerais”, destacou o professor Rodrigo Passos, coordenador-adjunto da Unidade de Ensino II.

Questões de cultura geral formam o Torneio Intelectual das turmas de 9° ano e Ensino Médio. Cada equipe pode inscrever até três alunos. Essa regra vale também para a Gincana Científica, que envolve os alunos do Ensino Médio.

A música também faz parte da história da Olimpíada do Colégio Catarinense. O show de bandas acontece em três dias: segunda, quarta e quinta-feira. Cada turma do Ensino Médio deverá montar uma banda para a apresentação de uma música popular brasileira. Além de alunos da turma, a banda pode contar com pais de alunos da própria turma. Durante o show, será lançado o Festival da Canção do Colégio Catarinense. Confira mais em: <http://www.colegiocatarinense.g12.br/festival-da-cancao-2014/>.