No dia 18 de Abril, festeja-se o dia nacional do livro infantil. Tradicionalmente durante essa semana, a biblioteca do CC apresenta uma peça teatral contando uma história de Monteiro Lobato. Este ano não será diferente, estamos preparando “O aniversário da cuca” e as apresentações estão sendo feitas no auditório do Ensino fundamental I.
A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do Homem – o livro, que pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário dos leitores.
A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir, nas histórias para crianças e jovens, elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.