Iniciativa do Colégio Catarinense visa a aproximar ainda mais os alunos de sua escola.

Na última semana, líderes de sala das turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio viveram uma experiência diferente: em várias sessões, o diretor-geral do Colégio Catarinense, Pe. Mário Sündermann, SJ, recebeu os alunos para um encontro de ideias. Nesses momentos, alunos e Diretor trocaram impressões, ideias e sugestões.

Assim, com o intuito inaugurar um canal de comunicação direta e dinâmica com os alunos, o Café com o Diretor foi criado no ano de 2012. Segundo o diretor geral do Colégio Catarinense, “essas conversas aproximam os alunos da Direção e facilitam as trocas de ideias e sugestões necessárias para um bom desempenho escolar” durante todo o encontro, os quais o diretor inicia agradecendo a todos pela presença e realizando uma apresentação individual dos alunos.

Destarte, ao mediar as conversas, o diretor enfatiza que acredita no êxito das apostas de vida dos alunos e em suas futuras escolhas. Segundo ele, o Colégio possibilita a vivência de valores diferenciados através de uma consistente formação humana e acadêmica.

Nesse contexto, entre todos os temas apontados para discussão, os alunos fizeram questão de comentar sobre vestibular, olimpíadas, relação com os professores, provas e simulados. Além disso, foram feitas observações, por parte do diretor, sobre o que é ser um líder e qual a importância dos alunos terem responsabilidade ao se tornarem referência para um grupo específico.

Finalmente, percebeu-se que os estudantes já demonstram expectativa por outros encontros, que, segundo eles, poderiam acontecer com mais frequência. Para eles, a resposta sobre o quanto acham importantes oportunidades como essas são unânimes: “Muito bom!”. Gabriel Delagnolo, aluno do Terceiro Ano F do Ensino Médio Diurno, ainda conclui que “A mudança, a partir desses encontros, vai além do momento; ela serve para ajudar o colégio a melhorar, cada vez mais, sua relação com os alunos dos próximos anos. A conversa proporciona ao aluno uma liberdade de participação e exige maturidade para representar sua turma tomando a frente da situação”.