Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (07), a Câmara Municipal de Florianópolis prestou homenagens ao Colégio Catarinense por ocasião dos 106 anos de fundação. O requerimento para a solenidade foi de autoria do ex-aluno e vereador João Amin, que destacou a presença dos jesuítas na cidade. O vereador narrou a história das diferentes tentativas para a fundação de um Colégio da Companhia de Jesus na Ilha de Santa Catarina até a instalação do Colégio Catarinense.

“Comemorar os serviços prestados por um educador e uma escola é motivo de alegria e orgulho. Celebrar os 106 anos do Colégio Catarinense tem significado para a nossa cidade e nosso Estado. Podemos resumir os grandes serviços prestados pelo Catarinense ao elencar os valores plantados por esta instituição no serviço da educação florianopolitana”, destacou João Amin.

Após a entrega da placa comemorativa, o Diretor Geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ, fez uso da palavra na tribuna do Parlamento Municipal. Padre Mário destacou a educação como uma das frentes de missão da Companhia de Jesus desde a fundação do Colégio de Messina, Itália; enfatizou também o surgimento do documento Ratio Estudioram, que estruturou as características da Educação Jesuíta; e comentou sobre a rede jesuíta, que conta com universidades e colégios nos quatro continentes.

“Queremos agradecer o reconhecimento desta Câmara Municipal e renovamos nosso compromisso com os cidadãos florianopolitanos de ‘em tudo amar e servir’, como nos ensinou Santo Inácio de Loyola. Acreditamos em nosso processo pedagógico, que tem deixado as melhores lembranças e marcas: as da educação integral, manifestada na excelência humana e acadêmica, pois estas são para toda a vida”, encerrou Padre Mário.