O ano letivo de 2021 começou oficialmente no Colégio Catarinense a partir de hoje (11/02) com as boas-vindas aos professores. Aos poucos, e ainda sem a presença dos alunos, que retornam de forma escalonada nos dias 22 e 24 de fevereiro, a movimentação dos educadores já pode ser percebida nos corredores da instituição centenária.

A abertura das atividades letivas aconteceu na Igreja Santa Catarina de Alexandria e contou com a presença dos professores das duas Unidades de Ensino da escola. Após um momento de espiritualização, comandada pelo Padre Guido Valli e representantes do serviço de Pastoral do Colégio, os diretores apresentaram as novidades previstas para este ano e fizeram uma retrospectiva do ano passado. Fábio Pedro, Diretor Financeiro, apresentou as melhorias estruturais que foram implantadas no período de recesso forçado, como os novos corrimãos, a nova fachada interna do pátio da Unidade de Ensino II, as obras de acessibilidade e a construção da nova rampa de acesso ao prédio Santo Inácio.

“É com imensa alegria, gratidão pelo trabalho desenvolvido por todos frente aos desafios e muita esperança que iniciamos o 116º ano letivo após quase 11 meses em trabalho remoto. Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais, a escola trabalhou na preparação da instituição para o tão aguardado retorno seguro dos alunos ao ambiente escolar”, relembrou, em sua fala, o Padre João Cláudio Rhoden, Diretor Geral do Colégio Catarinense.

O diretor enfatizou aspectos de extrema importância que devem ser observados por todos os educadores do Colégio, entre eles, a preocupação com a acolhida aos alunos, “que passaram por muitos desafios no ano anterior e que necessitam de um olhar atento e amoroso por parte de todos os educadores frente aos efeitos nefastos da pandemia”. Padre João Claudio também lembrou dos investimentos, estruturais e tecnológicos realizados pelo Catarinense para qualificar a produção educativa por meio das aulas híbridas, que contarão com o uso de mídias físicas e digitais para proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora aos estudantes.

Para esse formato, o Colégio conta com plataformas digitais pedagógicas e de comunicação, como o Moodle e o Teams. As aulas serão realizadas presencialmente, sendo transmitidas e gravadas em tempo real para os estudantes que, por opção ou por rodízio, estiverem em casa, acompanhando as aulas remotamente. Também serão disponibilizados recursos na plataforma Moodle, de modo a complementar as aprendizagens dos estudantes.

A Diretora Acadêmica da escola, professora Louisa Schröter, ressaltou aos presentes que vivemos um momento de desafio e muita responsabilidade como educadores. “Somos herdeiros de uma tradição educativa de mais de cinco séculos, cuja marca e identidade inacianas nos capacitam a desenvolver estratégias e soluções criativas. Vivemos novos tempos que exigem responsabilidade e ousadia para a educação integral”. Após o encontro com a Direção Geral, os professores participaram, ainda, de reuniões com as Coordenadorias das Unidades de Ensino para o alinhamento referente ao retorno dos alunos.