Um dia especial no centenário Colégio Catarinense

Há 107 anos, foi criado, pela Lei Estadual nº 669, o Ginásio Santa Catarina, em 30 de agosto de 1905. O Colégio Catarinense é fruto de um pedido, feito aos padres jesuítas, para que Santa Catarina contasse com um colégio de referência e qualidade. O resultado foi promissor, e logo em 22 de outubro de 1906, pelo Decreto nº 6.187, foi equiparado ao Ginásio Nacional (Colégio Dom Pedro II). Desde então, o Colégio Catarinense foi pautando suas ações em conformidade com a legislação educacional vigente no Estado e no País.

Para celebrar a data, durante todo o dia, os alunos participam da Gincana de Aniversário, com atividades de integração, cultura e lazer. Nas redes sociais do Colégio Catarinense, ex-alunos relembram momentos especiais vividos na escola e manifestam seu carinho pela instituição que os auxiliou na formação pessoal: “Parabéns CC, orgulho de ter feito parte desta história!”, disse Henrique Leonardi Azevedo. “Esse colégio foi fundamental, foi referência para o restante de minha formação. Adoro o Colégio Catarinense. Parabéns para todas as pessoas que honraram os princípios desta grande instituição.”, partilhou Cristina Cruz Martins.

Muitos ex-alunos fazem questão de contar com o Colégio Catarinense na formação dos seus filhos. Eles também manifestaram carinho e gratidão nas redes sociais:  “Feliz por ter feito parte dessa história como aluna e continuar fazendo como mãe: parabéns, CC”, declara Maria Cristina Fleischmann Alves Zambon. “Parabéns ao colégio! Tenho muito orgulho de ter estudado nele, assim como meus dois filhos também. Continue crescendo sempre!”, disse Olga Huedepohl Penna.

Outra característica do Colégio Catarinense é contar com ex-alunos no quadro de educadores. Professores e funcionários voltaram a escola após a formação universitária e manifestam o afeto, como Marcos Lacau que atua no setor de esportes: “Hoje, minha segunda casa está completanto 107 anos de existência. Nesta casa entrei em 1985 ,como aluno, na quinta série, e fiquei até 1992, no Terceirão. Sem dúvida nenhuma, foi um dos melhores momentos da minha vida. Foi no Catarinense que, em 1994, iniciei minha vida profissional, e nele continuo. Foi uma grande fase da minha vida também. Nesta minha segunda casa, fiz meus amigos de infância, que até hoje estão ao meu lado. Nesta segunda casa, pude fazer companheiros de trabalho que hoje considero meus irmãos. Neste Colégio pude, enfim, fazer grandes amizades com meus alunos que hoje são meus parceiros, e pude conhecer pessoas sensacionais que fazem parte da minha vida!”, partilhou Marcos Lacau no Facebook.

“São 107 anos dedicados a uma educação que prima pela seriedade e competência, visando à excelência humana e acadêmica. Parabéns a todos que estão cooperando generosamente com a formação integral de nossos alunos. Cada membro, no seu setor e/ou unidade, tem um papel importante no processo formativo das crianças e jovens que nos são confiados. Em nome da Direção-Geral e Ampliada, agradeço a sua contribuição na missão da Companhia de Jesus. Manifestamos também gratidão especial aos Jesuítas e leigos que construíram o Colégio ao longo destes 107 anos e que já não estão mais no meio de nós.”, destaca Padre Mário Sündermann, SJ, diretor-geral do Colégio Catarinense.

Um pouco da história

No período de 1906  a 1963, o Colégio abrigava, em período integral, alunos que vinham de outras cidades, o que era chamado de INTERNATO. De 1964 até 1981, o prédio onde funcionam, hoje, a Educação Infantil e as Séries Iniciais, era destinado aos jesuítas que se preparavam para a vida religiosa, conhecido como SEMINÁRIO.

O Curso Técnico de Secretariado que preparava profissionais nessa área funcionou no Colégio no período de 1970 a 1978. No ano de 1970, em conformidade com a legislação em vigor, a frequência, até então exclusivamente masculina, passou a ser mista.
Em 1972, foi integrado ao Sistema Estadual de Ensino, à Lei 4.394/64 e à Lei Federal (LDB) nº 5.692/71 (Lei Estadual nº 4.394), cujo Plano Curricular do 1º Grau foi aprovado pelo Parecer nº 165/72, do Conselho Estadual de Educação, e cujo Plano Curricular do 2º Grau foi aprovado pelo Parecer nº 138/72, do mesmo colegiado.

No final da década de 1990, o Colégio Catarinense voltou a inovar. Em 1998, criou o Ensino Médio Noturno, projeto social que concede bolsas de estudos para adolescentes da Grande Florianópolis. No ano seguinte, em 1999, o Colégio estendeu suas atividades para o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), e, também, para a Classe de Iniciação à Alfabetização (antigo pré-primário).

No ano de 2000, dando sequência ao projeto iniciado em 1990, abriu as turmas da Educação Infantil. Em 2006, seguindo as orientações do Conselho Estadual de Educação e do Sindicato das Escolas Particulares, o Colégio iniciou o Ensino Fundamental de nove anos, como estabelece a Legislação Federal. Em 2012, o Colégio passa a oferecer atividades educativas no contraturno escolar para alunos do Ensino Infantil, 1º e 2º ano do Fundamental I e 6º ano do Fundamental II.

O Colégio Catarinense continua a inovar suas ações, zelando pela excelência humana e acadêmica, oferecendo respostas efetivas aos desafios da educação que visa a formar homens e mulheres comprometidos com a sociedade e a promoção da justiça e da paz.