O Colégio Catarinense comemora, hoje (30 de agosto), 114 anos de atuação dedicados à área educacional em Santa Catarina. Por todo esse tempo, manteve-se fiel à missão inaciana de formar cidadãos mais conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com a Casa Comum, uma das quatro Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus.

Hoje é um dia muito especial para a comunidade educativa do CC, por isso, ao longo da semana, foram desenvolvidas diversas ações voltadas para a sustentabilidade, conectando a educação ambiental com as diversas disciplinas oferecidas na escola.

Todos os alunos, do Ensino Infantil ao Médio, participaram de oficinas que aconteceram nos laboratórios de Física, Matemática, Biologia, Química e de Educação Ambiental e aprenderam, entre outras coisas, sobre a processo de triagem de resíduos produzidos no colégio e sobre os microplásticos, que são a grande causa de mortandade de vários animais marinhos, afetando o ecossistema.

No laboratório de Química, os alunos conheceram as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e saborearam um delicioso cupcake de painço e casca de banana, com o objetivo de aprender como aproveitar partes de alimentos que, muitas vezes, são jogadas fora. Já no laboratório de Matemática, foram realizados experimentos com técnicas para fabricar sabão e sabonetes em formatos geométricos, aliando divertimento com educação conceitual.

Para finalizar a semana intensa de atividades, o grupo NUCCA apresentou, nos intervalos entre as aulas dos períodos matutino e vespertino, um esquete teatral, em que um boneco gigante, confeccionado com material reciclável recolhido no Colégio, realiza uma ação para preservar a natureza, provocando, nos alunos, uma reflexão acerca do futuro de todos nós.

Confira, nos links abaixo, tudo o que aconteceu nesta semana:

Vídeo – Colégio Catarinense 114 anos – APP/CC

Vídeo – Colégio Catarinense – Professores 1