Celebrado na próxima quinta-feira (15) em todo o país, o Dia do Professor teve sua comemoração antecipada para esta segunda-feira (05), em evento especial, que envolveu os colaboradores do Colégio Catarinense. Nessa mesma data, homenageamos os trabalhadores da área educativa como um todo.

Durante o dia, nos intervalos do período matutino e vespertino, houve uma singela confraternização. À noite, no Auditório João Paulo II, houve uma cerimônia marcada por uma série de homenagens aos profissionais que desempenham um papel tão importante para a sociedade.

Durante a comemoração, o diretor-geral do Colégio Catarinense, professor Afonso Luiz Silva, procurou refletir três pontos com os professores presentes. O primeiro deles falava que a gratidão é a memória do coração, no sentido de agradecer pelo empenho, dedicação e a benevolência de cada um, bem como pelo compromisso com o processo de aprendizagem e com a pedagogia Inaciana.

O segundo ponto destacado pelo diretor reforçava que a escola é, por excelência, o espaço do professor. Parafraseando Paulo Freire, “Quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. Portanto, não há docência sem discência, e esse ensino exige rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes do educando, criatividade, estética e ética.

Finalmente, Afonso destacou o terceiro ponto de reflexão, através da obra Características da Companhia de Jesus, que norteia o nosso processo de aprendizagem e fundamenta a Pedagogia Inaciana em sala de aula. O professor deve manter-se focado no desenvolvimento intelectual, afetivo, moral e espiritual do seu aluno, a fim de torná-lo um cidadão consciente, competente, compassivo e comprometido com a vida, com a solidariedade, a dignidade e a sustentabilidade do Planeta.

Na continuidade do evento, houve apresentações musicais, espetáculos no teatro e exibição de vídeos.