Mais de 170 professores do Colégio Catarinense estão recebendo treinamento para usarem a plataforma MoodleSegundo a pedagoga, mestre em Educação a Distância e doutoranda em Informática pela Educação na UFRGS, Patrícia Grasel, responsável pelo treinamento da plataforma no CC, a proposta da ferramenta é estimular o aprendizado colaborativo, baseando-se na pedagogia construtivista. “O Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais em ambientes virtuais, com o foco na aprendizagem. O programa permite a criação de páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de interação virtual. Ele proporciona a integração entre alunos e professores num ambiente virtual.”, disse Patrícia.

Nos treinamentos em que aplica a formação, a professora Patrícia revela que muitos professores se adaptam facilmente à plataforma, ajustando-a aos seus conteúdos e servindo de apoio às aulas presenciais. Pesquisas apontam que o Moodle aumenta a motivação dos alunos, facilita a produção e distribuição de conteúdos e ainda promove outras formas de integração, entre outras vantagens. “Alguns professores já vêm fazendo uso das redes sociais, porém, as redes sociais não foram desenvolvidas para isso. No Moodle, o aluno focaliza mais a atenção na aprendizagem, permitindo ainda que outros colegas de sala de aula vejam, interajam e utilizem seu material.”, disse a especialista em formação de professores em técnicas digitais, Patrícia Grasel.

A pedagoga também alertou sobre a liberdade que os professores têm ao estabelecer os critérios de avaliação para suas disciplinas: “O Moodle vem para que, tanto aluno quanto professor, juntos, e de maneira colaborativa, construam novos conhecimentos.”, afirmou a entusiasta em educação.

Para a assessora acadêmica Louisa Carla Farina, o Colégio Catarinense, em sua missão de educar, mostra-se atento às necessidades surgidas a partir do avanço dos processos de comunicação e inclusão digital. E, para isso, compreende que a educação presencial é sua base fundamental de atuação, mas busca incrementar sua oferta a partir da criação de espaços e ambientes de aprendizagens cada vez mais democráticos, valendo-se de ferramentas potencializadas pela Internet, com o objetivo de facilitar a troca de informações, o feedback entre alunos e professores e o grau de interatividade alcançado. “A experiência referente à implementação de uma plataforma de trabalho como o Moodle permitirá que professores e alunos do Colégio Catarinense aprofundem experiências de aprendizagens, complementando a relação presencial construída na sala de aula, através de pluralidade de interfaces que permitam comunicações síncronas e assíncronas a exemplo dos chats, listas e fórum de discussão, blogs, dentre outros.”, revelou a professora Louisa.