O Clube da Antiguidade é um torneio cultural realizado entre os alunos dos 6ºs anos, no decorrer das aulas de História do 3º trimestre. O intuito é fazer uma revisão anual do conteúdo estudado, ou seja, as principais civilizações antigas, por meio de estratégias da gamificação, permitindo aos jovens se divertirem e, ao mesmo tempo, sedimentarem os conhecimentos e os conceitos construídos ao longo do ano.

É preciso trazer aos estudantes estratégias diferenciadas, já que a falta de interesse é a principal causa de evasão escolar, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas com dados da Pnad, sendo a resposta de 40,3% dos jovens que abandonaram a escola. Cabe à gamificação, então, utilizar recursos de jogos em outros contextos, como na educação. Afinal, a geração que está hoje nas escolas já nasceu na era da hiperconexão e exige respostas mais criativas em relação à educação tradicional.

Esse torneio é organizado pelos professores de História do CC: Ana Carolina Krieger, José Francisco Albino e Juliana Miranda da Silva, e contempla três fases, sendo que as duas primeiras incluem provas de múltipla escolha e todos participam. A partir da semifinal, cada turma classifica cinco alunos, que participam da etapa chamada “Caça ao Tesouro”. Para chegar até ela, os estudantes precisam desvendar pistas que estão escondidas em diferentes espaços do colégio e que ajudam a responder as questões discursivas.

No término desse processo, são classificados os representantes de cada turma para a grande final, que acontece por meio de um quizz. Os alunos que não vão até a final podem continuar fazendo parte do torneio, escolhendo entre duas modalidades de colaboração: coach (ajudando seu representante a revisar os conteúdos) ou banca de prova (formulando as questões). Todos participam também como torcida organizada.

Os finalistas e as premiações da edição Clube da Antiguidade 2019 foram:

1º lugar

Maria Eduarda Zimmermann Buffon – 6º ano A, premiada com troféu, certificado e medalha.

2º lugar

Betina Duarte de Luca – 6º ano B, premiada com medalha e certificado.

3º lugar

Eduarda Helena dos Santos Cofferri – 6º ano D, premiada com medalha e certificado.

4º lugar

Sophia Magda Schilling Saraiva – 6º ano E, premiada com medalha e certificado.

5º lugar

Davi Rubick Vecchio – 6º ano C, premiado com certificado.

Ficam os parabéns a todos os participantes por essa jornada do conhecimento.